Maresias na crista da onda

Já faz um tempo que Maresias virou a praia permanente da moda do litoral norte paulista. Ainda hoje mantém-se soberana na preferência da galera marombada das academias de São Paulo, que divide a areia com surfistas, modelos e grupos de amigos em busca da combinação ideal para qualquer feriado: praia de dia com balada e azaração à noite. Maresias tem uma das noites mais animadas do litoral paulista. E o grande destaque é o Sirena, a casa noturna que reúne uma grande quantidade de gente bonita e corpos sarados. Outro é o Parador, beach club a estilo Ibiza, que promove as sunset parties durante as tardes regadas a muito champagne francês e música eletrônica. Nos feriados, Maresias lota, durante a semana, porém, é tranquilíssima e praticamente restrita aos moradores. Desde São Paulo são cerca de 170 km, ou três horas de viagem se não considerar o trânsito de um feriado.

A Praia de Maresias

Ao contrário da maioria das praias do litoral de São Sebastião, a praia de Maresias não fica escondida pela mata ou pelas casas de veraneio. Está bem ao lado da pista da rodovia Rio-Santos (a BR-101). A praia é reta, com areia fofa e 5 km de extensão. Montanhas tomadas de mata atlântica fazem o cerco natural belíssimo. O mar é perigoso, com ondas fortes e correnteza. Nenhuma outra praia do Brasil tem tantas placas de “perigo” fincadas na areia quanto Maresias. É uma placa a cada 50 metros. E é bom respeitar os avisos e nunca deixar a água passar da cintura. Maresias é uma praia para surfe. Tanto que a grande celebridade da vila é o Gabriel Medina, campeão mundial de surfe, que cresceu e aprendeu a pegar onda lá. O canto direito da praia é bem mais vazio, praticamente exclusivo dos moradores dos condomínios de alto padrão. O canto esquerdo, onde está o centrinho da vila, é mais cheio. Lá estão os dois principais pontos de apoio para quem vai passar o dia na praia, os restaurantes Badauê e Canaloa, ambos estão sobre deques de madeira e com acesso direto à areia. Mas prepare o bolso, pois os preços em Maresias são inflacionados. A caipiroska de morango, kiwi e maracujá no Canaloa (que é uma delícia, aliás) custa R$ 32. Já um prato de bobó de camarão no Badauê sai a R$ 148.

Maresias

O canto esquerdo de Maresias, próximo ao centro da vila, concentra os bares da praia e mais turistas

 

Maresias

Maresias em dia de semana é asssim: tranquilíssima

 

Maresias - Badauê

O Badauê um dos melhores pontos de apoio para curtir a praia de Maresias

 

O que fazer em Maresias

Além de curtir a dobradinha mar e balada, Maresias oferece diversas atividades para quem não curte ficar parado. Na praia, você pode fazer aula de surfe ou caminhar por trilhas que levam a cachoeiras e praias, como as vizinhas Prainha do Souza (que é deserta) e Paúba. Já em Boiçucanga, a 5km de Maresias, também há diversas trilhas pela mata atlântica. Uma delas leva a selvagem Praia Brava, que está ao final de uma hora e meia de caminhada, onde não existe nenhuma gota de concreto em suas areias e permanece tão selvagem como sempre foi. Quem vai até lá custa acreditar que está a apenas 3 horas de carro de São Paulo. Outras trilhas em Boiçucanga levam a diversas cachoeiras do Ribeirão Itu, como a Cachoeira da Pedra Lisa e a Cachoeira da Serpente. A melhor forma para conhecer tudo isso é contatar a agência www.maresiastur.com.br, que oferece diversas opções de caminhadas, rapel e voo em parapente.

Dica de hospedagem em Maresias

Como a vila não tem muito espaço, por conta das montanhas da Serra do Mar que espremem o povoado, em Maresias prevalecem as pousadas. Há muitas delas. Na dúvida na hora de escolher fique com a Porto Mare (www.pousadaportomare.com.br). A pousada fica a cerca de 200 metros da praia, na vila. Oferece quartos limpos e muito confortáveis, com ótimas camas, travesseiros felpudos e equipamentos de TV e ar condicionado novinhos. Há DVD em todas as habitações e uma DVDteca à disposição. Nos fundos, fica a piscina (pequena), a sauna (que é bem legal porque tem acesso direto à piscina) e o bar. O ponto forte da pousada é o restaurante, que serve peixes com receitas deliciosas (prove o badejo com molho de camarão) e a preços bem razoáveis pela categoria. Mesmo que você não se hospede na Porto Mare vale a pena reservar ao menos um jantar para provar.

Pousada Porto Mare

Quarto da Pousada Porto Mare: simpática, confortável e com bom custo-benefício

 

Maresias - Pousada Porto Mare

A piscina da Pousada Porto Mare é interligada à sauna úmida

 

restaurante em Maresias - Porto Mare

O Badejo com tomate, no restaurante da Pousada Porto Mare

Por Tales Azzi
Compartilhe
error: Content is protected !!