Novo passeio em Campos do Jordão: o birdwatching

O Aventoriba, programa de expedições promovido pelo Hotel Toriba, um dos mais tradicionais do país, acaba de lançar uma nova experiência, o “Birdwatching”. O Aventoriba é uma oportunidade que o Hotel Toriba oferece, para que hóspedes e não hóspedes, com espírito aventureiro, conheçam mais o coração da Serra da Mantiqueira. São várias experiências nas quais os participantes podem conhecer trilhas, caminhar, cavalgar, respirar o mais puro ar do Brasil em Campos do Jordão e região. Entre as experiências promovidas o Aventoriba Pôr do sol, Equestre, Extreme e Beer.

A nova atividade do birdwatching, em que os pássaros são observados em seu habitat natural, é coordenado pela bióloga Yasmin Sarraf. “O birdwatching pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, emocionante e proporciona uma nova forma de reconexão com a natureza”, destaca.

Camila Bassil Gradim Mendonça, outra bióloga à frente do programa, lembra que os benefícios vão além dos pessoais. “É importante lembrar também que temos uma Agenda Ambiental para cumprir, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal, indicando metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, respeitando os limites do planeta. Sendo assim, o birdwatching é um grande instrumento para a percepção ambiental e conservação da natureza, que incrementa a oferta turística local e contribui com os objetivos do desenvolvimento sustentável”, afirma.

O passeio de bridwatching do Aventoriba é coordenado por biólogos especializados – Foto: Divulgação

A bióloga acrescenta que o birdwatching pode ser um grande aliado para obtenção de dados científicos. “Durante a elaboração da lista de aves observadas em uma determinada região, contribuindo, assim, para o registro de espécies. Dados que irão ajudar tanto para a conservação da biodiversidade, citado anteriormente, como para o desenvolvimento de inúmeros trabalhos científicos nos seus mais diversos ramos”, explica. 

Na região em que as expedições acontecem, existem mais de 100 espécies de pássaros catalogadas, algumas endêmicas da região de Campos do Jordão. Comportamentos únicos para observar e variações no canto deles para desfrutar. Entre as espécies encontradas na região estão: o jacu, a saracura-do-mato e a alma-de-gato.

Os passeios começam às 7h da manhã e termina ao meio dia com um piquenique. São fornecidos binóculos, mas cada participante pode usar o seu. Além disso, as fotos poderão ser feitas com celular mesmo ou câmera de cada participante. Outro detalhe importante é que, durante a prática, as biólogas irão ensinar a chamar os pássaros e todas as técnicas para a observação.

O Arapaçu-escamado-do-sul, uma das espécies de pássaros encontradas na região de Campos do Jordão – Foto: Divulgação