Pousada Rabo do Lagarto: romantismo nas montanhas capixabas

Uma das pousadas mais românticas do Brasil está aos pés do Parque Estadual da Pedra Azul, o principal destino turístico nas montanhas capixabas, a apenas 100 km da capital Vitória. A Pousada Rabo do Lagarto, membro do Circuito Elegante (associação que reúne um seleto grupo de hospedarias de luxo), tem todos os requisitos que agradam casais enamorados: decoração bárbara, gastronomia de primeira e ótima localização com lindas vistas para as montanhas. Mas não é só isso. Na Pousada Rabo do Lagarto tudo é pensado para encantar os casais. Buquês de flores decoram os quartos e hortênsias colorem canteiros e varandas. Jacuzzis foram posicionados ao lado das grandes janelas do chalés, de onde se tem vistas desimpedidas para as matas e montanhas. Até a manteiga do café da manhã tem singelo formato de coraçõezinhos.

A área aberta do restaurante está em um deque com linda vista para a Pedra Azul
Foto: Gustavo Piazzarollo

Essa vocação para turbinar o romance está no próprio DNA da Pousada Rabo do Lagarto. O empreendimento nasceu do casamento de Lília e Enéas, que, em 2003, transformaram uma casa de férias encravada nas montanhas do município de Domingos Martins em uma hospedaria de altíssimo nível.

No projeto da pousada, os chalés receberam atenção especial. São um charme só, decorados com muito bom gosto. Lília, que é designer de interiores de talento, garimpou boa parte dos móveis em feiras e antiquários ao longo de anos. Outra parte da mobília e das peças foram trazidas de viagens que o casal fez pelo mundo. Há tapetes do Marrocos, almofadas do México, artesanatos da África do Sul… Cada acomodação tem um estilo diferente.

O chalé Maria Antonieta, por exemplo, tem uma salinha de TV e minibar com licores dentro do banheiro – que, por sua vez, é quase tão grande quanto o próprio quarto. E todas as habitações têm varandas com vista para o verde da serra. São equipados com camas divinas, lençóis, edredons e travesseiros de grife e máquina de café expresso. Um mimo é o licor de chocolate, que os hóspedes encontram em uma garrafa de cristal sobre a cama.

Inovadora, Lília ainda faz mudanças na decoração constantemente. Vez ou outra, ainda manda quebrar paredes e encomenda reformas para renovar a arquitetura. A ideia é surpreender os hóspedes mais assíduos, que não são poucos, sempre com alguma novidade.

Por esse mesmo motivo, o cardápio do restaurante também é renovado com frequência. Ficam mantidos apenas os pratos mais emblemáticos, como o capeletti in brodo, que aliás, cai muito bem nas noites frias da serra. Um ponto forte da Pousada Rabo do Lagarto é o café da manhã, servido na hora que o hóspede desejar. Trata-se de um verdadeiro ritual gastronômico para ser desfrutado lentamente, sem pressa, servido à la carte em diversas “surpresinhas” que chegam à mesa em etapas: pão de queijo, torradas com ovos, bolo… tudo quentinho, preparado na hora. É uma fartura delicada, saboreada em porcelanas inglesas e talheres de prata. A refeição matinal pode ser degustada na varanda do bistrô, diante da paisagem do Parque Estadual da Pedra Azul, ou mesmo dentro da habitação, para os casais que preferem total privacidade.

A decoração da pousada encanta em todos os ambientes – Foto: Gustavo Piazzarollo

A Pousada Rabo do Lagarto é tão confortável e agradável, que muitos hóspedes não querem sair dela para nada. O ambiente tranquilo, o ar fresco e o conforto das acommodações são perfeitos para relaxar bastante. Mas quem quiser passear também encontra opções, afinal, a pousada está diante do principal destino turístico do interior do Espírito Santo. A localização não poderia ser melhor: bem no início da chamada Rota do Lagarto, uma estradinha estreita e sinuosa, com apenas 7 km de extensão, que contorna a famosa Pedra Azul, um maciço de granito cujo topo está a 1822 metros acima do nível do mar. Ao longo dessa estrada, há restaurantes, docerias e lojas de produtos locais.

A Pousada Rabo do Lagarto é perfeita para casais que buscam relaxar em meio à natureza
Foto: Gustavo Piazzarollo

Bem pertinho da pousada está a loja Da Tutte Mani, parte de um louvável projeto social do Instituto Jutta Batista da Silva. Instalada em uma antiga casa de colonos alemães, a loja vende adoráveis peças de bordados produzidas por artesãos da região serrana. As peças (bonecas, toalhas, enfeites de mesa…) são exclusivas e de alta qualidade. E a renda das vendas é revertida para apoio a creches, casas de repouso e outras instituções.

Loja de produtos de artesanato Da Tutte Mani, cuja renda é revertida para projetos sociais
Foto: Divulgação

Já quem curte ecoturismo pode aproveitar as paisagens do Parque Estadual da Pedra Azul, que oferece 4 km de trilhas e um conjunto de piscinas naturais formadas na encosta da montanha.

Pico da Pedra Azul, Parque Estadual da Pedra Azul – Foto: Tales Azzi

A Pousada Rabo do Lagarto está no Km 70 da Rodovia Geraldo Sartório (ES-164), Domingos Martins (ES).

Mais informações em www.rabodolagarto.com.br