Protagonista do turismo em Brotas, Rio Jacaré Pepira vai virar patrimônio histórico, turístico e cultural

O rafting no Rio Jacaré Pepira é o passeio mais procurado pelos turistas em Brotas

Diretamente ligado ao turismo no município, o Rio Jacaré Pepira vai se tornar patrimônio histórico, turístico e cultural. O título é uma forma de preservar o ecossistema do rio contra possíveis alterações decorrentes de atividades econômicas da região. O rio é o cenário para a atividade turística mais famosa de Brotas, o rafting.

Tudo começou na década de 1960, com a prática da descida nas corredeiras por boias. Logo a ideia virou febre. Em 2020, o rafting no Rio Jacaré Pepira foi feito por 3 mil pessoas, número reduzido devido a suspensão da atividade por conta da pandemia. Em 2019, foram mais de 4,3 mil passeios.  

Da nascente até o Rio Tietê, o Jacaré Pepira tem 174 quilômetros de extensão. É formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras, mais de 20 delas localizadas em Brotas. É também provedor de um cinturão de mata que serve de habitat para uma variedade de espécies da fauna brasileira.  

“Brotas tem uma relação afetiva com o seu rio, que representa o orgulho e a história das famílias, até mesmo de onde vem o sustento de parte delas. Esta iniciativa é mais uma entre tantas que promovemos com o objetivo de preservar e valorizar este recurso”, conclui Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.  

Compartilhe