Especial Viaje Mais - Roteiros de Charme

roteiros de charme_ 11 quilômetros percorridos em seis meses. A fimde adotar umpadrão que respei- tasse as premissas da sustentabilidade, em 1998 a associação teve outra inicia- tiva pioneira no Brasil: criou um Código de Conduta Ambiental, desenvolvido em parceria com o UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que acabou se tornando referência in- ternacional da iniciativa privada para a preservação da natureza. Hoje, a Roteiros de Charme tornou-se uma grife almejada por empresários que gostariam de fazer parte do grupo e uma garantia para viajantes exigentes. Dos cinco hotéis iniciais, a associação reúne atualmente 70 estabelecimentos de hos- pedagemem61 destinos espalhados por 16 estados brasileiros. Dois empreendimentos passaram a integrar o grupo em 2019: o Jaguaribe Lodge & Kite, em Fortim (CE), e o Santa Teresa Hotel RJ – MGallery, no Rio de Janeiro. O primeiro foi construído em frente ao maior curso de água do Ceará, com madeira reflorestada e sobre pala- fitas, a fim de preservar o movimento das dunas. Já o novo associado carioca acumula prêmios internacionais devido à excelência de seus serviços e a práticas sustentáveis que incluem o uso de água da chuva, móveis de madeira de demoli- ção e umrestaurante onde o chef Esteban Mateu serve PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) da região em louças feitas por artesãos locais. “O charme, na nossa visão, é um con- ceito subjetivo que significa, generica- mente, uma união entre o bom gosto, a atenção com os detalhes, a paixão de servir, o conforto compatível com as ex- pectativas dos hóspedes, a localização privilegiada, além de uma construção adequada ao meio ambiente e à região. Resumindo, eu diria que o charme é um conjunto de fatores que emprestamper- sonalidade única ao local e ao próprio ho- tel”, define o fundador e presidente da Ro- teiros de Charme, Helenio Waddington. Santa Teresa Hotel RJ – MGallery fica onde era uma antiga fazenda cafeeira de 1850 Ideais pioneiros 3 Unir hotéis que realmente transmitemomelhor do charmebrasileiro; 3 Incentivar a descoberta das joias naturais e culturais doBrasil; 3 Juntar forças paramelhorar a qualidadedo serviço eprofissionalizar populações locais; 3 Possibilitar o acesso a condições especiais para hotéis remotos; 3 Proteger as riquezas dopresente para obem-estar das futuras gerações. S hutterstock D ivulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==