Especial Viaje Mais - Roteiros de Charme
centro-oeste 20 _roteiros de charme Introdução Outros exemplos de boas práticas no Riode Janeiro sãoos hotéis Pedrada Lagu- na eVilad'este. Situados emBúzios, ambos usam energia solar, reaproveitam a água da chuva e separam resíduos sólidos, co- mo vidro, plástico e papel. Práticas seme- lhantes tambémsão implementadas pelo Canto das Águas, na ChapadaDiamantina (BA), pelo Araras Eco Lodge, no Pantanal Mato-grossense, e pelo Ronco do Bugio, em Piedade (SP) – este último mantém, ainda, umprojetode neutralizaçãode car- bono referenciado pelaONUe aproveitou odeclivenatural do seu terrenopara cons- truir umaminihidrelétricaquegera30%da energia consumida. Na Amazônia, por sua vez, o Anavilha- nas Jungle Lodge mantém um sistema próprio de tratamento de esgoto para que nenhum resíduo seja descartado nos rios da região, além de preservar rigoro- samente as APPs (Áreas de Preservação Permanente) e apoiar projetos sociais de educação e formação profissional. São ini- ciativas como essas que ajudama Roteiros de Charme a levantar a bandeira da sus- MÉTODOS DE ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE 3 Visitas de diretores da associação: periodicamente, representantes da Roteiros de Charme visitamos estabelecimentos associados para avaliar a qualidade e os serviços. Como tambémsão hoteleiros, esse acompanhamento sempre resulta emcríticas construtivas e sugestões preciosas para o aprimoramento operacional de cada empreendimento. 3 Roteiristas SEnior e Experts : familiarizados e fãs da Roteiros de Charme, esses clientes fidelizados são uma rica fonte de apreço e entusiasmo pelo trabalho da associação. Também são bastante engajados coma identidade e as propostas do grupo. 3 Cartas-resposta: correspondências e e-mails de hóspedes tambémsão considerados como forma de acompanhar os níveis de satisfação do público em relação aos serviços e ao estado de infraestrutura dos hotéis. 3 Hospedagens incógnitas: emcertos casos, são realizadas visitas incógnitas. Porém, o espírito associativo e a transparência prevalecem. 3 Visitasmútuas e dicas entre associados: comomembros da mesma família, os associados se visitamcomfrequência. 3 Avaliações emsites especializados: de acordo com a Roteiros deCharme, acompanhar os comentários a respeitode cada hotel emsites emídias sociais pode ajudar a promovermelhorias e faz parteda realidade atual. 3 Consultores especializados: os associados podemtrocar dicas de consultorias dequalidadequepassarampelos seus criteriosos crivos. Hotéis Pedra da Laguna (acima) e Vila d'este (esq.), em Búzios, usam energia solar, reaproveitam água da chuva e separam o lixo reciclável F otos : D ivulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==