Revista Viaje Mais

Conheça a comida típica da Jordânia

Por Paulo Basso Jr.

Homus, iogurte com pepino, baba ganoush, falafel, kibe, salada de agrião, tabule, molho de tomate com pimentão e pão-folha à vontade. Essa é a típica “entradinha” servida por quase todos os restaurantes jordanianos. Em geral, falta espaço na mesa e come-se muito (e muito bem) nesse lindo e exótico país do Oriente Médio. Entre os pratos principais há o kebab (espetos de carne de boi, cordeiro e frango), kafta (em geral servida em forma de bife, grelhado ou com molho de tahine) e shawarma (o que os brasileiros costumam chamar de kebab, uma mistura de carne de cordeiro ou frango feita como um churrasco grego servida no meio do pão).

  • Baba Ganush
  • Shawarma no pão sírio
  • Kafta de cordeiro

Outro prato bem típico é o mansaf, feito de cordeiro cozido em molho de iogurte fermentado seco e servido com arroz. De sobremesa, há baklava (um tipo de torta com nozes), raleu (feito com mel, açúcar e pasta de gergelim), doces com mel e flans com água de rosas (que têm um estranho gosto de sabonete). Para completar, é servido café com cardamomo ou chá. E não estranhe se virem à mesa, em plena refeição, os narguillés – os tradicionais cachimbos orientais.

Baklava

De forma geral, todos os restaurantes da Jordânia sevem comida boa e farta, até mesmo os mais simples. Se for para lá coloque três deles no seu roteiro:
Levant Restaurant (www.levant-jo.com) – Na capital Amã, serve ótimos risotos e shawarma (o espeto de cordeiro).
Haret Jdoudna (www.haretjdoudna.com) – Fica em Madaba (cidade turística a 45 minutos da capital Amã), que serve pratos deliciosos, como cogumelos com azeite e alecrim, em um quintal de um antigo casarão da região.
Petra Kitchen (www.petrakitchen.com) – Aqui você mesmo prepara a própria comida sob a gerência de chefs. Fica em Wadi Musa, vilarejo que é base para conhecer o sitio arqueológico de Petra.

Diversas opções de comida | Preparo do Shawarma

 

 

Sair da versão mobile