Caminhos do Mar recebe 8,5 mil participantes em eventos no primeiro semestre

O Parque Caminhos do Mar, localizado entre São Bernardo do Campo e Cubatão, recebeu mais de 140 grupos B2B durante o primeiro semestre de 2026. Ao todo, quase 8,5 mil pessoas participaram de eventos corporativos e atividades organizadas no espaço, que integra o Parque Estadual da Serra do Mar.

Os resultados refletem a crescente procura por experiências realizadas em ambientes naturais. O movimento aparece entre as tendências identificadas pelo Olhar Braztoa 2026, levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que destaca a busca por “natureza, reconexão e bem-estar”.

Entre janeiro e junho, o Caminhos do Mar sediou 16 eventos corporativos com logística completa, reunindo aproximadamente quatro mil participantes. As ações foram promovidas por organizações de diferentes setores, entre eles o esportivo e o automobilístico, e incluíram encontros de relacionamento, experiências de marca e atividades para públicos com mais de mil pessoas.

Outros 4,5 mil visitantes chegaram ao parque por meio de grupos regulares, formados por integrantes de agências de viagens, entidades esportivas, grupos de escoteiros, pessoas da melhor idade e clientes diretos.

A combinação de biodiversidade, trilhas estruturadas e patrimônio histórico permite ao Caminhos do Mar receber atividades de diferentes formatos e dimensões. Segundo a Parquetur, concessionária responsável pela visitação do espaço, o parque já sediou eventos com até 1,3 mil participantes.

“O espaço reúne um conjunto singular de atributos, da biodiversidade preservada à infraestrutura para visitação, com trilhas estruturadas e um importante acervo histórico-cultural”, afirma Diogo Fortes, executivo responsável pelo atendimento B2B da Parquetur.

De acordo com Fortes, a combinação de natureza, infraestrutura e segurança favorece a realização de experiências institucionais e corporativas. A programação para o segundo semestre de 2026 já está em processo de formação.

Além dos eventos, o Caminhos do Mar vem sendo utilizado como cenário para produções audiovisuais. Durante o primeiro semestre, o parque recebeu sete projetos, entre gravações de minisséries, longas-metragens e campanhas publicitárias.

O Caminhos do Mar faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar e reúne trilhas, monumentos históricos e trechos preservados de Mata Atlântica. Sua operação de uso público é administrada pela Parquetur, empresa que também atua em áreas naturais como os parques nacionais do Itatiaia e da Chapada dos Veadeiros e os parques estaduais do Ibitipoca e do Itacolomi.

Share Post