ABAV Expo 2025: Novas rotas revelam ambições do setor aéreo

A ABAV Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de outubro, mostrou que as companhias aéreas vivem um bom momento de crescimento, com foco em diversificar destinos e abrir novas rotas. Veja as principais novidades apresentadas pelas aéreas durante a feira.

Latam

A Latam foi a companhia que apresentou o maior número de novidades. A empresa anunciou uma série de rotas internacionais que ampliam a presença do Brasil no exterior. Entre os destaques estão Porto Alegre–Buenos Aires (Aeroparque), São Paulo–Córdoba, Belém–Bogotá, Florianópolis–Lima, São Paulo–Rosário e Florianópolis–Buenos Aires (Ezeiza). A companhia também reforçará rotas já existentes, como Fortaleza–Lisboa, São Paulo–Lisboa, Rio de Janeiro–Lima, São Paulo–Orlando, Rio–Santiago e Florianópolis–Santiago, que terão aumento expressivo de frequências.

No mercado doméstico, a Latam incluiu seis novas rotas para a alta temporada, como Congonhas–Teresina, Congonhas–Aracaju e Fortaleza–Belo Horizonte, além de reforços em destinos turísticos como Salvador, Porto Seguro e Florianópolis. A companhia projeta um crescimento de 20% nos voos internacionais partindo do Brasil até janeiro de 2026 e anunciou planos de incorporar aeronaves Embraer E195-E2 para ampliar a atuação em cidades de médio porte.

Gol

A Gol, por sua vez, centrou suas novidades na expansão regional e em reforços para a alta temporada. A companhia confirmou novos voos diretos ligando Pelotas a São Paulo (Congonhas), Florianópolis a Chapecó, Correia Pinto a São Paulo e Fortaleza a Foz do Iguaçu, além da rota Macapá–Belém, que entra em operação ainda este ano. A empresa também prepara a retomada de operações para Fernando de Noronha e incrementos em rotas para o Nordeste. Segundo seus executivos, a Gol viverá a maior alta temporada da história da companhia, com um aumento de 15% na oferta doméstica e de 20% nas rotas internacionais voltadas ao Cone Sul. A malha carioca seguirá como prioridade, com o Rio de Janeiro consolidando-se como um dos principais hubs da empresa.

Azul

Já a Azul concentrou seus anúncios em ajustes de malha e reforços para o turismo de lazer, mirando o verão de 2025/2026. A companhia ampliará a oferta com 520 mil assentos extras em rotas para destinos de praia e férias, como Porto Seguro, Maceió, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Ilhéus, Salvador e Aracaju. Também estão previstos novos voos regionais conectando cidades médias, como Viracopos–Ji-Paraná, Viracopos–Vilhena, Viracopos–Cacoal, Cuiabá–Maceió, Porto Alegre–Recife e Curitiba–Guarapuava. A empresa informou ainda que converterá cerca de 45% de suas operações corporativas em voos de lazer, otimizando a malha de acordo com a demanda. Embora não tenha anunciado rotas internacionais inéditas na ABAV, reafirmou a continuidade de voos para Madri e Porto, partindo de Campinas e Recife, respectivamente.

Air Europa

Durante a ABAV, a companhia espanhola enfatizou suas rotas saindo de Madri. Destacou especialmente a nova rota Madri → Istambul, operada diariamente, iniciada em junho de 2025. Também divulga o lançamento previsto para Madri → Genebra, com início estimado em junho de 2026.

Jetsmart

Apostando em tarifas ultracompetitivas e na consolidação de sua malha na América do Sul, a empresa anunciou novas rotas internacionais e destacou o papel estratégico do Rio de Janeiro em sua operação regional.

Entre as novidades apresentadas, a JetSMART confirmou o início das rotas Rio de Janeiro–Mendoza e Rio de Janeiro–Córdoba, ambas já em operação e com boa aceitação do público brasileiro. A companhia também inaugurou o voo Recife–Buenos Aires e anunciou o lançamento da rota Natal–Buenos Aires, prevista para começar ainda em 2025. Outra novidade importante será a ligação direta Rio de Janeiro–Assunção, que deve entrar em operação no início de 2026, ampliando a conectividade entre o Brasil e o Paraguai.

Atualmente, a JetSMART já opera 11 rotas internacionais partindo de diferentes cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Recife e Natal, com destinos em países como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai — entre eles Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Mendoza e Córdoba.

Share Post