ABAV 2022: As boas surpresas da grande feira de turismo do Brasil

O som forte dos tambores de maracatu recebeu os visitantes da ABAV 2022. A maior feira de turismo do Brasil, ocorrida entre 20 e 23 de setembro, em Olinda, reuniu empresas do setor, secretarias de turismo, operadoras e agentes de viagens. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, contou com 155 stands, 1.500 marcas expositoras e teve 20 estados brasileiros representados.

A abertura da ABAV 2022 teve a presença do ministro do turismo, Carlos Brito; do presidente da Embratur, Silvio Nascimento; do prefeito de Recife, João Henrique Campos; da presidente da ABAV nacional, Magda Nassar; entre outras autoridades. O tom dos discursos foi de otimismo com a retomada do turismo aos patamares pré-pandemia. O Ministro do Turismo, Carlos Brito, apresentou números que confirmam essa retomada, como o crescimento de 33,5% registrado no primeiro semestre do ano, em relação a 2021, totalizando faturamento de R$ 94 bilhões.

Na feira, muitas novidades foram apresentadas pelas empresas participantes. Entre as companhias aéreas, a Gol anunciou novas rotas de voos internacionais, entre elas o início dos voos, em dezembro, entre Fortaleza e Miami, que havia sido suspenso em 2020. O voo terá saída aos sábados. Outra novidade é a rota Manaus-Miami, que deve iniciar no dia 17 de dezembro, com saídas às quartas e sábados.

Entre os voos domésticos, a Gol retomou os voos para três importantes regiões turísticas da Bahia: Salvador-Lençóis, a principal porta de entrada da Chapada Diamantina; Salvador-Paulo Afonso, região de cânions do Rio São Francisco; e Salvador-Teixeira de Freitas, na Costa das Baleias, litoral sul baiano.

A Jetsmart Airlines, companhia aérea de baixo custo líder na América do Sul, apresentou novas rotas conectando o Rio de Janeiro às cidades de Santiago (com 5 voos semanais) e Buenos Aires (três frequências semanais), além de Foz do Iguaçu a Santiago (2 voos por semana), que é uma rota sazonal. A companhia aérea espera transportar 124 mil passageiros nos primeiros 12 meses de operação de todas as rotas atuais.

Temporada de cruzeiros será recorde

O otimismo foi ainda maior entre as empresas do setor de cruzeiros. O presidente executivo da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, anunciou que a temporada de 2022/2023 será a maior dos últimos dez anos. Vai se estender por quase seis meses, entre 29 de outubro e 20 de abril, e contará com nove embarcações navegando por 184 roteiros e 724 escalas, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

Entre os destaques está o MSC Seashore, o maior e mais moderno navio de cruzeiro a navegar no litoral do Brasil. Ele fará roteiros de 6 a 8 noites com embarques em Santos e escalas alternadas em Ilha Grande, Búzios, Maceió e Salvador. Também será possível embarcar em Salvador e Maceió.

O MSC Seashore será a grande estrela da temporada de cruzeiros 2022/2023: é o maior mais moderno navio a navegar por águas brasileirasFoto: Divulgação

ABAV 2023

O destino anfitrião da ABAV 2023, que será a 50o. edição da feira, será o Rio de Janeiro. O evento acontecerá de 27 a 29 de setembro de 2023, no Riocentro.

Compartilhe