A ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deve ser concluída em abril de 2021. O aumento da pista – de 2.194 metros para 2.858 metros, totalizando 660 metros a mais, já considerando a inclusão de uma pista de parada, de 60 metros, que foi aproveitada no projeto – custará R$ 69,4 milhões, dos quais R$ 55,5 milhões são provenientes da Itaipu e R$ 13,9 milhões da Infraero.
A nova pista possibilitará um aumento considerável do número de voos sem escalas a partir de Foz, inclusive intercontinentais, tornando o terminal iguaçuense um hub logístico regional. Segundo o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, a obra vai facilitar a recuperação econômica da cidade, duramente atingida pela pandemia de covid-19. “As melhorias no aeroporto vão possibilitar uma retomada mais rápida, sustentável e duradoura, pois são investimentos que atraem principalmente turistas estrangeiros, muito importantes para o nosso destino”, disse.
As melhorias no aeroporto com a participação da Itaipu, no entanto, foram além da ampliação da pista de pouso e decolagem. Outras duas frentes se abriram: a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso, entre a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves.
A expansão do pátio de aeronaves garantiu mais quatro posições de estacionamento de aeronaves comerciais, aumentando a capacidade em 57%. A duplicação da via de acesso ao aeroporto e a implantação de ciclovia aprimorou a fluidez nas chegadas e saídas de veículos e trouxe mais segurança aos ciclistas.
Somadas, as duas obras custaram R$ 15,5 milhões – 70% dos recursos provenientes da Itaipu e 30% da Infraero.