Como são feitas as refeições de bordo? Com Delta Air Lines

Pouca gente pensa como são feitas as refeições servidas a bordo dos aviões. Viaje Mais pensou nisso e foi descobrir em um tour pela Newrest Brasil, empresa de catering que atende voos com partida do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), para conhecer (e saborear) de perto como é o processo de preparo das refeições do passageiro da Delta One, classe executiva da Delta Air Lines. Os pratos, elaborados com alimentos super frescos, levam cerca de 7 dias para ficarem prontos – entre a requisição, chegada dos alimentos, preparo e armazenamento para serem consumidos a bordo. É um sistema organizado, cuidadoso e realizado com rapidez para garantir o frescor e a segurança alimentar.

Na visita à Newrest Brasil, a experiência começou logo na entrada, para colocar o EPI adequado para entrar na área de preparo dos alimentos. Vesti uma espécie de avental com mangas, máscaras para os sapatos, rosto e cabelo. Ainda tive que tirar joias e bijuterias para, finalmente, lavar as mãos e iniciar a visita pelos diferentes ambientes.

No início, passei por diversas câmaras frigoríficas, que são específicas para cada tipo de alimento. Vi serem descarregadas postas grandes de bacalhau, que passaram por uma rigorosa inspeção manual de qualidade. Cada corte de carne, peixe e frango é manipulada em tábuas próprias para evitar qualquer tipo de contato entre uma e outra. A parte mais interessante é o preparo dos alimentos, com o delicioso aroma exalando na cozinha industrial, que lembra a de um grande restaurante. Tive a oportunidade de ver o filé de sobrecoxa sendo selado na chapa e o perfumado purê de abóbora. A cozinha conta com uma área de panificação, onde são preparados mais de 7.000 pães de longa fermentação diariamente. A consistência e o equilíbrio são fundamentais, alerta o chef.

É enorme o desafio criar refeições saborosas para serem degustadas a bordo com o frescor e, sobretudo, a segurança alimentar exigidos. Isso requer, segundo a Newrest Brasil, de uma combinação de competências técnicas, conhecimentos culinários e dedicação. A empresa de catering produz cerca de 820 refeições por dia (ou quase 67.000 por mês). Dois chefs acompanham a cozinha e coordenam o trabalho de 22 funcionários, que preparam 21.700 sanduíches/mês, 1.400 quilos de salada de frutas/mês, 9.800 unidades de brownie/mês, entre muitos outros pratos, entre entradas, principais e sobremesas. O menu é renovado a cada 3 meses.

A experiência foi ainda mais surpreendente na área da montagem dos pratos: um desafio para que todos tenham, não apenas a mesma aparência, mas também o mesmo peso. Após a montagem, os pratos são armazenados em carrinhos de bordo que seguem para o caminhão que os levará até a aeronave, onde serão embutidos de forma a não ficarem a mostra dos passageiros. Somente no momento de servir é que serão aquecidos. Pensando na sustentabilidade, os talheres de plástico foram substituídos por bambu, que podem ser descartados com menor dano à natureza. A parte final da visita foi pela área de lavagem das louças. Tudo muito bem organizado.

Após a visita pelo back stage do preparo dos pratos, tive a experiência de degustar alguns deles. Posso dizer que são muito saborosos e com linda apresentação. A Delta One conta com 11 opções de menu, inclusive para atender restrições alimentares, todos elaborados com insumos naturais. Minha escolha foi a costela ao molho de vaca atolada, com mandioca assada e arroz de coentro. Há também opções regionais como bacalhoada ou feijoada. Para sobremesa, além do delicioso brownie com cobertura de maracujá, pude provar o sorvete de creme Haggen Dazs com direito a 4 tipos de coberturas: frutas vermelhas, castanhas, chantilly e chocolate. Não precisa dizer mais nada. É de dar água na boca de qualquer um.

O luxo Delta ONE, classe executiva da Delta

Todos esses pratos preparados na Newrest Brasil serão servidos aos passageiros da classe executiva da Delta Air Lines, que, além da boa comida, ganham diversas outras vantagens personalizadas. Entre elas, o acesso à sala VIP, atendimento prioritário no check-in e manuseio de bagagem Sky Priority. A cabine da classe Delta One oferece assentos que reclinam 180 graus e se transformam em camas, com acesso direto ao corredor e incluem edredon e travesseiro macio.

Cada assento oferece sistema de entretenimento Delta Studio, na tela do encosto do assento, e fone anti-ruído. Os pratos à bordo são servidos em mesa retrátil extra e com uma variedade de cerveja, licores e vinhos finos de cortesia. Kits de amenidades feitos à mão pela Someone Somewhere, incluem máscara de descanso para olhos, protetor labial e creme para mãos.

A Delta Air Lines é uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos com quase 100 anos de história, sendo 26 deles atuando no Brasil. A companhia opera com dois voos diários de São Paulo para Atlanta e um voo diário São Paulo Nova York. Do Rio de Janeiro são três voos semanais para Atlanta. A companhia atende mais de 300 destinos entre América do Sul e Estados Unidos, número alcançado por meio de uma aliança da Delta com a LATAM Airlines.

Por Vera Lerner, texto e fotos

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