Com reabertura das fronteiras dos Estados Unidos o brasileiro já pode parar de sonhar e voltar a planejar as próximas férias na Flórida. E não dá para deixar de fora do roteiro as muitas aventuras e experiências proporcionadas pelo NASA Kennedy Space Center Visitor Complex, a menos de uma hora de Orlando. Entre as principais experiências estão o treinamento de astronauta (ATX Center®), a exploração de Marte, o simulador de lançamento de foguete e os bastidores da NASA.
O Shuttle: A Ship Like No Other é a atração mais abrangente do mundo dedicada ao programa dos ônibus espaciais, o Space Shuttle Atlantis deixa os visitantes frente-a-frente com o Atlantis, como só os astronautas haviam visto antes – com as portas de carga abertas como se estivesse flutuando no espaço. O Atlantis realizou 33 missões espaciais (ficando fora da Terra por um total de 306 dias) e prestou serviços de abastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Foi aposentado pela Nasa em 2011.
O Atlantis foi colocado pendurado a uma altura de 10 metros do solo e inclinação de 43 graus para que todos possam vê-lo de diversos ângulos. A exibição, inclusa no ingresso “admission” do Complexo, conta a empolgante história dos 30 anos do Programa de Ônibus Espaciais e destaca o futuro da exploração do espaço através de mais de 60 exposições interativas.
Projetado para uma geração de pequenos e jovens exploradores espaciais, entre 2 e 12 anos, o Planet Play é uma atividade interna interativa com área de aprendizagem que traz o espaço à Terra. É possível desvendar curiosidades em meio a réplicas de planetas. Desfrutar de inúmeros jogos interativos e componentes artísticos projetados para criar uma experiência de aprendizado inesquecível, incluindo oportunidades de mapear uma constelação, andar pelos anéis de Saturno e deslizar num campo de asteroides. Os pais podem desfrutar de um café, cerveja ou vinho em um lounge confortável, enquanto
Embora a ideia de humanos vivendo em Marte possa parecer ficção científica, a NASA continua avançando em direção a esse objetivo. E se você quer sentir de perto a experiência de visitar o Planeta Vermelho, a atração Journey to Mars: Explorers Wanted é parada obrigatória. Os visitantes podem experimentar a vida em Marte por meio de atividades interativas, como simuladores de pouso e de acoplamento orbital. Também é possível assistir a apresentações explicativas de como será á a vida no Planeta para os humanos. Há ainda exposição de imagens, descrições e citações de engenheiros, programadores, cientistas e outros especialistas que fazem parte da equipe da missão a Marte.
Disponível com agendamento prévio e custo à parte o programa Astronaut Training Experience®, (duração de 4 a 5 horas) simula uma expedição a Marte, em que a equipe é dividida para realizar cada etapa da missão. Começa com o lançamento de um foguete e a necessidade de atenção e técnica para aterrissagem com segurança.
Toda a vivência utiliza tecnologia de ponta, dispõe de uma cadeira que simula micro gravidade, reproduz ambientes severos e incentiva o trabalho em equipe para resolver problemas reais de uma missão espacial. A segunda etapa consiste na colonização do Planeta Vermelho, de estruturas para a sobrevivência e ações de gerenciamento do solo, como a limpeza dos painéis solares. A atividade é voltada para pessoas com mais de 10 anos.
Ainda é possível passear pelo Jardim de Foguetes e conhecer a história de personagens importantes no lançamento de humanos ao espaço, além de aproveitar todas as atrações principais do NASA Kennedy Space Center Visitor Complex que estão disponíveis: cinema IMAX, os tours até o Apollo/Saturn V Center, Heroes and Legends, apresentado pelo U.S. Astronaut Hall of Fame, exibido pela Boeing; e a Experiência de Lançamento de Foguete (Shuttle Launch Experience®).
DELTA II – Agora também no Rocket Garden: proporcionando aos visitantes uma experiência ainda mais épica, o Delta II, com 39 metros de altura, encontra-se agora ao lado de outros foguetes que fizeram parte de programas espaciais como Mercury, Gemini e Apollo. Sua relevância se deve à participação em missões importantes, como o lançamento dos rovers Spirit e Opportunity da NASA e da sonda Phoenix Mars. O foguete também habilitou a missão GPS para a Força Aérea dos Estados Unidos e tem mais de 150 lançamentos em sua história.
Os aplicativos de realidade virtual são um diferencial para quem visita o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex. Usando o próprio celular, os apps permitem interação com o complexo, acesso a fatos espaciais sobre o sistema solar, bem como a respeito da Estação Espacial Internacional.
Outra facilidade é o Guia Oficial. No aplicativo – disponível na App Store e no Google Play – é possível usar a lista de favoritos para criar sua própria visita guiada e se orientar no Complexo de Visitantes com a navegação de mapas com GPS. Encontre informações adicionais, incluindo horário de funcionamento, onde fazer compras, onde comer e os banheiros mais próximos. Aprenda sobre atrações, passeios, apresentações de astronautas e shows.
Na hora que bater a fome…
Um dia inteiro de aventuras no NASA Kennedy Space Center Visitor Complex, pede uma pausa especial. E há opções para todos os gostos: comidas vegetarianas, sem glúten e saudáveis, além de sobremesas e snacks dignos de um astronauta de verdade. Há sempre algo a ser experimentado nos restaurantes disponíveis.
No Orbit Café, por exemplo, é possível fazer uma refeição com um menu completo de saladas, hambúrgueres, sanduíches, pizzas, sobremesas e muito mais. Já o IMAX® Snax é uma opção para comer uma pipoca ou tomar um refrigerante enquanto aproveita um filme no IMAX Theatre. É no Space Dots® que todos vão provar o sorvete do futuro! Localizado próximo ao Ônibus Espacial Atlantis, possui o sabor de Martian Rocks, exclusivamente desenvolvido e vendido no NASA Kennedy Space Center Visitor Complex.
O Complexo se preocupa com a sustentabilidade do planeta e, por isso, os pratos e tigelas utilizados são feitos de celulose reciclada. Os talheres, canudos e tampas de pratos também não são de plástico, mas de base biológica e biodegradáveis.
Como sempre, a saúde e segurança dos funcionários e visitantes é a maior prioridade para o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center. Então, de acordo com as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em ingês), o complexo continua a operar com capacidade limitada, segue recomendando o distanciamento social e exige o uso de máscaras em ambientes fechados, mesmo de quem estiver vacinado, bem como incentiva a compra antecipada de ingressos diários. Detalhes adicionais podem ser encontrados aqui.