A estação de esqui francesa de Courchevel realizou mais uma edição do seu tradicional Snow Tour, com paradas no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A ação capacitou mais de 400 agentes e operadores de turismo e apresentou um balanço da temporada de inverno 2024/2025, marcada por resultados excepcionais para o destino de neve mais prestigiado da Europa. Com 1,68 milhão de pernoites registradas, um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, o resort francês celebrou não apenas o desempenho nas pistas, mas também o fortalecimento de sua presença internacional, com destaque para o mercado brasileiro, que representou 82 mil pernoites.
Além dos mercados emissores já consolidados, como Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes e Rússia, a estação registrou aumento expressivo na chegada de visitantes de países como China, Hong Kong e Índia. Outro ponto alto foi a taxa de ocupação durante os períodos tradicionalmente mais tranquilos, como as festas de fim de ano. Em janeiro, a ocupação chegou a 80%, cerca de 4% a mais que no inverno anterior. O Natal atingiu 93% de ocupação, 6% a mais que em 2024, e as férias de fevereiro chegaram a 88%, com aumento de 1%.
Para Alexia Lainé, diretora do Courchevel Tourisme, os números refletem o posicionamento sólido do destino: “Para quem busca a viagem de inverno perfeita, com neve garantida, luxo e experiências sob medida, Courchevel é o local ideal, e os nossos resultados comprovam isso mais uma vez.”
A estação também registrou um recorde de ocupação entre os dias 20 e 26 de janeiro, com pico de seis mil pernoites em um único dia (21/01). No mesmo dia do ano anterior, haviam sido registradas pouco mais de três mil. Outro período de destaque foi entre 24 de fevereiro e 2 de março, próximo ao Carnaval, sinalizando não apenas o aumento da presença brasileira como também a consolidação de uma nova janela de alta demanda com grande potencial de crescimento.
Brasil entre os principais mercados internacionais
Com quase 82 mil pernoites, o Brasil manteve sua posição entre os quatro principais mercados internacionais emissores do resort, atrás apenas do Reino Unido, dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes. Cerca de 85% dos brasileiros optaram por hospedagem em Courchevel 1850, a área mais exclusiva e luxuosa da estação, enquanto a maioria dos demais escolheu Moriond, vilarejo localizado em 1650.
A relação com o público brasileiro é fruto de um trabalho consistente de aproximação. Por meio de sua representação no Brasil, a Boarding Gate, Courchevel vem realizando ações de marketing, treinamentos, parcerias com agências especializadas, relações públicas e o Snow Tour, que nesta edição promoveu eventos de capacitações em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é qualificar e engajar os profissionais de turismo com as novidades do destino, reforçando Courchevel como escolha estratégica para clientes de alto padrão e como a melhor opção de inverno na Europa.
Nesta temporada, o resort voltou a investir em ações especiais voltadas ao Brasil, como a edição temática da corrida Millet Ski Touring com identidade visual brasileira e o Dia do Brasil nas montanhas, com samba e outras atividades típicas. Em anos anteriores, a Braski Cup e esculturas de gelo inspiradas no Cristo Redentor também reforçaram essa conexão cultural.
Balanço da temporada 2024/2025
Entre os destaques da temporada estão a reabertura do icônico teleférico Saulire, a conquista de mais uma estrela Michelin para a gastronomia local, totalizando 13 na região, e a realização bem-sucedida de grandes eventos, como a Copa do Mundo de Esqui Alpino, além de competições de esqui adaptado e de montanhismo.
Profissionais de todos os setores do turismo local, como escolas de esqui, hotéis, lojas e restaurantes, relataram resultados positivos, impulsionados pelo alto índice de satisfação dos visitantes e pela entrega consistente da promessa de neve do primeiro ao último dia da temporada.
Temporada de Inverno de 2025/2026
Com o encerramento da temporada 2024/2025 em abril, Courchevel já está em contagem regressiva para a próxima. Em 2026, o resort comemora seu 80º aniversário com uma programação especial, incluindo uma etapa masculina da Copa do Mundo de Esqui Alpino na pista Eclipse, em março. E a longo prazo, teremos os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 com algumas modalidades em Courchevel.
Investimentos em infraestrutura seguem a todo vapor: o teleférico Chenus, que é muito utilizado pelos brasileiros que frequentam o restaurante Bagatelle, está sendo substituído por um modelo mais moderno; um novo centro médico está em construção em Courchevel 1850; e há ainda um projeto de teleférico no vale que visa reduzir o tráfego rodoviário na região.
A temporada de inverno 2025/2026 começa em 5 de dezembro de 2025 e vai até 19 de abril de 2026. Até lá, Courchevel segue em destaque com uma programação intensa de verão, incluindo Tour de France, Red Bull 400, Copa do Mundo de Saltos de Esqui, Millet Xtrail, Bjorka X3 e Punta Courchevel, entre outros.
TAP é opção para chegar em Courchevel
Uma das melhores opções para brasileiros que querem conhecer Couchevel é viajar com a TAP Air Portugal, que oferece voos para Genebra, principal ponto de conexão para a estação de esqui francesa. A partir de Genebra, o trecho final para Courchevel pode ser realizado em transfer privado (com duração de 2horas) ou trêm +ônibus. Uma das vantagens de ir com a TAP é a oportunidade de transformar o percurso em uma viagem dupla: além de chegar aos Alpes franceses, os viajantes podem conhecer Portugal — em Lisboa ou Porto — por até 10 dias, sem custo adicional na tarifa aérea. O programa, batizado de Portugal Stopover, permite incluir esta parada durante a reserva, oferecendo benefícios como descontos em hotéis (10–20 %) e em atividades culturais. Essa combinação une o melhor dos Alpes franceses com a rica experiência cultural portuguesa — tudo com conforto, flexibilidade e economia.