A estação de esqui francesa de Courchevel anunciou as novidades para a próxima temporada de neve na Europa. Entre as novas atrações está a reabertura do teleférico La Saulire que esteve fechado por dois anos e tem mais de 70 metros de altura, com vista panorâmica. Esse teleférico tem a capacidade de transportar mil e quinhentos passageiros por hora, e tem uma das melhores vistas do Le 3 Valles. Na parte gastronômica, dois restaurantes da estação receberam estrelas Michelin esse ano, o restaurante Alpage, localizado no Hotel Annapurna desde dezembro de 2023 que é comandado pelo chef Jean Rémi Caillon, e o Restaurant Sylvestre, do chef Sylvestre Wahid.
As pistas também contarão com novos abrigos, assim como o Nid de la Loze e o Nid de la saulire. Para os iniciantes, serão inaugurados três novas esteiras, uma em Courchevel Le Praz, em Courchevel Moriond, e a outra em Courchevel 1850. No dia 30 de Janeiro, a estação recebe a competição de esqui feminino Alpine Skiing Workd Cup e depois de 10 anos, Courchevel volta a receber a Ski Mountaineering World Cup.
Courchevel é uma estação de esqui de renome mundial localizada nos Alpes franceses. Com seis vilas distintas, cada uma oferecendo sua própria personalidade e charme únicos. Com uma variedade de pistas e uma gama diversificada de opções de hospedagem, uma gastronomia estrelada Michelin e uma rica oferta cultural, o destino é o local ideal para quem procura uma experiência de esqui excepcional combinada com luxo e hospitalidade de classe mundial.
No final de agosto, a delegação do Tourisme Courchevel esteve no Brasil para participar do tradicional Brasil Snow Tour. Este ano a delegação contou com 15 pessoas, entre elas, hoteleiros, o chef Thierry Mugnier do restaurante Michelin Le Genépi, representantes de escolas de esqui, Camila Spiritus, Executiva comercial da Omint, Felipe Dias, gerente de contas da Air France e a diretoria do Turismo de Courchevel, Alexia Lainé.
O Brasil Snow Tour de Courchevel esse ano passou por três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e, pela primeira vez, Brasília, onde os representantes da estação de esqui se apresentaram para agentes e operadores em um almoço exclusivo. Cerca de 430 agentes e operadores foram capacitados este ano. O Snow Tour contou com apoios e patrocínios da companhia aérea Air France e Omint Seguros.
Nos últimos dois anos, o Brasil tem sido um dos maiores emissores de turistas para Courchevel, sendo o maior da América Latina e da América do Sul. Na temporada 2023/2024, o destino contou com um aumento de 60% nas pernoites de brasileiros na rede hoteleira da região.
Foram 79 mil reservas na temporada de 2024, contra 49 mil na temporada anterior. “Nos chamou a atenção que a cada temporada que passa, o brasileiro tem visitado mais Courchevel. Nesta última, em especial, notamos que o número foi ainda maior, pois os brasileiros estiveram presentes durante toda a temporada, desde o comecinho em dezembro até o fim de março, como não era notado em anos anteriores. Estamos otimistas com a temporada de 2024/2025, que começa no dia 6 de dezembro deste ano e se estende até 21 de abril de 2025, pois acreditamos que esse número tem potencial para crescer ainda mais”, explica Alexia Lainé, diretora geral do Courchevel Tourisme.
No Rio de Janeiro, a programação iniciou cedo no dia 26, com rondas de reuniões e treinamentos com os agentes e operadores da cidade maravilhosa. No período da tarde, os agentes assistiram palestras no formato talk show, com a presença de nomes conhecidos do esqui e da mídia, como a influencer Bella Falconi, a empresária Barbara Baer (Linda Neve) e o embaixador do turismo de Courchevel no Brasil, Alvaro Garnero.
As palestras abordaram temas como: A importância de ter um seguro-viagem que contemple a atividade de esqui; Por que oferecer aulas de esqui para seus clientes quando estiverem em Courchevel; Atividades em Courchevel para quem não gosta ou não pode esquiar; Courchevel, paraíso dos amantes da boa mesa; e uma apresentação de como se vestir adequadamente para esquiar e para fazer passeios na neve.
Ainda no Rio de Janeiro, o Snow Tour teve outros eventos com encontros exclusivos com operadoras e agências parceiras, além de um coquetel para passageiros diretos no Clube Marimbás para mais de 100 convidados.
No dia 28, parte da delegação seguiu para Brasília, onde realizou pela primeira vez um encontro com agentes da capital federal, enquanto isso outra parte seguiu para São Paulo onde a diretora do Turismo de Courchevel teve um encontro com jornalistas dos principais veículos de notícias e do setor do turismo e com as principais operadoras e suas agências parceiras, além de um jantar exclusivo para um grupo seleto de convidados no Le Cordon Blue. A semana encerrou com mais de 600 participantes em todos os eventos.