Primeira edição do TTW Africa Day conecta turismo africano de luxo ao mercado brasileiro

São Paulo recebeu a estreia do TTW Africa Day, encontro voltado ao turismo africano de alto padrão promovido pelo TTWGroup. O evento aconteceu no icônico prédio do Aya Hub, dentro do complexo Cidade Matarazzo em São Paulo, reunindo alguns dos principais representantes da hospitalidade do continente com agências, operadoras e parceiros estratégicos brasileiros.

O primeiro TTW Africa Day mostrou o crescimento do interesse dos brasileiros pelo continente e reuniu representantes de diversas marcas de referência, apresentando experiências que vão muito além dos safáris tradicionais

Com o crescimento acelerado do interesse dos viajantes nacionais pela África — só em 2024 houve um aumento de 49% na procura por experiências de luxo, com projeção de mais 35% para 2025 — a iniciativa reforça a importância de aproximar fornecedores e profissionais locais. Destinos como Quênia, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul estão entre os mais procurados, mas o leque de novidades vai muito além dos safáris tradicionais: inclui slow travel, walking, pernoites ao ar livre (os chamados sleep-outs), vivências culturais, enoturismo e diversos outros roteiros personalizados.

Entre as 29 marcas presentes estavam referências mundiais como Singita, Wilderness, andBeyond, Belmond Safaris, Six Senses, Anantara Hotels, Rovos Rail, Sun International e A&K Sanctuary.

O primeiro painel do TTW Africa Day discutiu sustentabilidade no turismo de luxo, com participação de Machaba, Blue Safari, Tanda Tula e Thorny Bush, mediado por Luana do Couto, da TTW

A programação contou com três painéis temáticos. O primeiro, “Sustentabilidade que transforma: compromisso com impacto real”, reuniu Fin Lawlor, o representante de Machaba, Blue Safari, Tanda Tula e Thorny Bush Safari, com mediação de Luana do Couto, gerente de negócios da TTW.

No segundo painel, Cacau Sagioro (TTW Group) conduziu o debate sobre o “safári do futuro”, com representantes de Minor Hotels e Rovos Rail, que destacaram inovação sustentável e experiências ferroviárias de luxo na África

O segundo, com o tema “Safári do futuro e luxo silencioso no coração da savana”, foi conduzido por Cacau Sagioro, COO do TTWGroup, com participação de Clara Campos (Minor Hotels) e Mariana Amorim (Rovos Rail). Clara ressaltou o papel de tecnologias como energia solar e iniciativas comunitárias que unem inovação e propósito sustentável. Já Mariana apresentou a Rovos Rail, empresa familiar sul-africana que recria a elegância das grandes viagens de trem do passado, agora com suítes climatizadas e paradas em locais exclusivos.

O painel “Mulheres que inspiram” destacou o protagonismo feminino na gestão de camps e projetos de hospitalidade, com Virginia Gutierre, Samantha King e Alexandre Ruzaucourt

O terceiro painel, “Mulheres que inspiram”, trouxe as experiências de Virginia Gutierre (TTW Group), Samantha King (Asilia Africa) e Alexandre Ruzaucourt (Angama), que destacaram o protagonismo feminino na gestão de camps e projetos de hospitalidade.

Após os painéis, foram realizadas rodadas de negócios intensivas, em que operadoras e destinos tiveram oito minutos cada para apresentar suas propostas a grupos de agentes e parceiros.

“A proposta do Africa Day é trazer uma curadoria de produtos mais qualificada e mudar a perspectiva de agências acostumadas aos mesmos players”, diz Cacau Sagioro, diretora de operações da TTWGroup.

Cacau citou como exemplo o Blue Safari, nas Ilhas Seychelles, que combina lodge de luxo em área remota com experiências de safári marítimo. E completou:

“A ideia de estruturação do Africa Day começou em setembro do ano passado. O grupo é pioneiro no mercado de luxo e não atua apenas como agência. Vai além, direcionando o setor e oferecendo às agências o impulso necessário para se manterem sempre atualizadas”.

Com formato dinâmico e forte curadoria de experiências, o TTW Africa Day se posiciona como novo espaço de conexão entre o turismo africano de luxo e o público brasileiro, ampliando horizontes para quem busca vivências autênticas e sofisticadas no continente.