O Ministério do Turismo do Uruguai participa da 36ª edição do Festival de Turismo (FESTURIS) no Brasil. Esta é a maior feira de negócios do trade turístico da América Latina e acontece de 7 a 10 de novembro de 2024 no Serra Park, a poucos minutos do centro de Gramado. O país apresenta a diversidade de experiências, o pacote de benefícios voltado ao turismo e seus sabores, expressão da identidade nacional.
O slogan em sua 36ª edição é “Conexão e futuro”, binômio indissociável e alinhado à necessidade de repensar relações, criar novas experiências e preservar o meio ambiente. O Uruguai está presente há 35 anos consecutivos e continua a fortalecer a sua posição no seu segundo principal mercado emissor de turistas.
O FESTURIS reúne profissionais do Brasil e de outros países para promover destinos e produtos turísticos, discutir as últimas tendências de mercado e rumos do turismo, trocar conhecimentos e encontrar oportunidades de negócios.
Seus organizadores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, anunciaram que em 2024 serão apresentados mais de 2.700 marcas e cerca de 15 mil profissionais de 40 destinos internacionais para conhecer tendências de mercado, gerar alianças e negócios entre empresas. A feira conta com diferentes espaços focados em: “Luxo”, “Experiência Verde”, “Negócios e Inovação”, LGBT+ – Diversidade, Saúde, Casamentos, entre outros. Além de uma área exclusiva denominada “Food & Drinks” e sua arena gastronômica, destinada à exposição de produtos, marcas e pratos típicos nacionais e internacionais.
Presença do Uruguai
A participação do Uruguai no FESTURIS acontece em dois espaços. De um lado, o estande Uruguai Natural, com 90 m2, localizado no setor internacional, na Rua G no pavilhão Araucária, com número G87. Lá são apresentados os destinos e atrativos turísticos do país, as novidades e benefícios.
A delegação nacional integra cerca de 50 pessoas e é chefiada pelo diretor-geral da Secretaria do Ministério do Turismo, Dr. Ignacio Curbelo, pelos responsáveis da área de Marketing da referida Secretaria de Estado, Lic. Lic. em Comunicação, Trinidad Rodríguez.
O pavilhão conta com a participação do Ministério do Turismo junto com 20 operadoras e destinos: os municípios de Montevidéu, Canelones, Maldonado, Colônia, Paysandú, Destino Binacional Rivera – Sant’Ana do Livramento, Associação de Turismo de Canelones (inclui operadoras privadas) e o Corporação de Turismo Rochense (reúne a Câmara Municipal de Rocha e operadores turísticos privados). Já no segmento hoteleiro participam: The Grand Hotel Lux, Awa Boutique, Hotel del Lago, Hotel OWN; termais: Altos del Arapey Golf Club & Hotel Termal e Agua Sol Apart Hotel; em transporte: Transfers Lema, Transfers Punta del Este e Mowi App; Agência: Personal Operadora; Mineração e Turismo Rural; gastronomia e cultura: El Milongón.
Além disso, a Câmara Uruguaia de Turismo, com o apoio do MINTUR, facilitou a participação no FESTURIS de 47 membros de associações parceiras de diversas partes do país. Para isso, contratou transporte que sai de Montevidéu com destino a Gramado na quinta-feira, 7 de novembro, com o objetivo de facilitar a presença dos operadores turísticos no evento como visitantes.
Por outro lado, o Uruguai também tem lugar de destaque no espaço “Food & Drinks Experience”, no pavilhão Hortensia, coordenado pela representante da Região Leste, Bacharel em Turismo Kristina Bula.
O Uruguai conta com um espaço na área de Gastronomia, Sabores e Aromas. Inaugurado em 2022, este espaço de 2.000 m2 tem como objetivo aproximar destinos e roteiros gastronômicos, conectando pessoas que buscam novas experiências, que vão além das belezas naturais dos destinos turísticos, para encontrar os sabores e aromas típicos de cada lugar.
A Arena Gastronômica oferece degustações, vendas de produtos selecionados, master classes, conteúdo especializado e muito networking. Reunirá chefs talentosos e cozinhas de autor, étnicas, regionais e sustentáveis, confirmando o valor que a gastronomia tem hoje no turismo.
Agenda
Na sexta-feira, dia 8, às 16h, Uruguai, o Instituto Nacional de Viticultura (INAVI), Bodegas de Colonia e Bodegas de Canelones, apresentam “Enoturismo e regiões vinícolas do Uruguai”, de Rosita Moreno, Soledad González Battó e Raquel Luque, com degustação de vinhos.
O Departamento de Colônia é mostrado por Queli Giuratti: “Colônia é um destino que vai te surpreender em todos os sentidos”. Acontece das 16h20 às 16h40, com degustação de produtos coloniais. A acompanhá-los estará uma grande delegação do departamento, que será chefiada pelo secretário-geral do Município, Guillermo Rodríguez, com os diretores de Turismo, Martín de Freiitas e Relações Públicas, Jorge Torres, respectivamente; além de autoridades e conselheiros da Diretoria Departamental. Do setor privado, participam representantes da Associação Turística de Colonia, Câmara Hoteleira de Colonia, Vinícolas de Colonia, Rota do Queijo de Colonia, Origen Colonia e Plaza de Toros del Real de San Carlos.
Em seguida, Montevidéu lança “Del Tannat al Medio y Medio, bebidas com identidade montevideana”, de Lía Fernández, da Divisão de Turismo do Município e Mónica Morales, da Associação de Turismo de Montevidéu. Haverá também degustação de produtos.
Enquanto isso, no sábado, dia 8, das 16h às 16h40, a Região Norte e a Diretoria Binacional de Turismo Rivera – Sant’Ana do Livramento, além do Turismo Mineiro (Rota do Ouro e do Vinho), desenvolverão a “Cozinha sem Fronteiras”, sabores do norte”, da chef Mercedes Viana e do assistente Mateo Acosta, para apresentação do destino com preparação e degustação ao vivo destes produtos.
A última atividade no Uruguai em “Experiências Food & Drinks” acontece das 16h40 às 17h, onde acontece a apresentação do Destino Montevidéu com “Alfajores de Montevidéu, uma viagem entre sabores autênticos”, de Lía Fernández. , da Divisão de Turismo do Município e Mónica Morales, da Associação de Turismo de Montevidéu. Haverá também degustação de alfajores campeões de diversas competições nacionais e internacionais.
Saiba mais sobre o Uruguai em: www.uruguaynatural.com