Vila Galé inaugura resort em edifício histórico de Ouro Preto

A rede portuguesa Vila Galé inaugurou o primeiro resort em Minas Gerais: O Vila Galé Collection Ouro Preto Historic Family Resort Hotel Conference & SPA. O empreendimento está instalado em um belo edifício histórico no distrito de Cachoeira do Campo, que abrigou originalmente o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, fundado em 1779, e, posteriormente, o tradicional Colégio Dom Bosco, gerido pelos salesianos. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e passou por um minucioso processo de requalificação conduzido pela rede Vila Galé — conhecida por revitalizar construções históricas em Portugal e no Brasil. O novo empreendimento é um marco na valorização do patrimônio histórico nacional, seguindo o modelo de sucesso da marca em Portugal.

“Recuperar este edifício em Ouro Preto é mais do que abrir um hotel. É trazer de volta à vida um espaço com história e alma, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e da economia local, como temos feito em Portugal e no Brasil”, afirma Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé. As negociações para a instalação do resort em Ouro Preto começaram em 2021, durante uma missão do governo mineiro à BTL Lisboa. Em 2022, com a mediação da Invest Minas e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o projeto foi apresentado à rede hoteleira portuguesa, que rapidamente se encantou com o potencial do espaço.

Com um investimento de R$ 180 milhões, o Vila Galé Collection Ouro Preto combina a rica cultura de Ouro Preto com a sofisticação da rede Vila Galé, oferecendo uma experiência voltada especialmente para o público familiar. Com um total de 311 quartos (sendo 215 disponíveis inicialmente em regime de soft opening até meados de junho), o hotel contará com os restaurantes Massa Fina, Versátil e Inevitável, bar Soul & Blues, cinco piscinas aquecidas (uma delas localizada no interior do Satsanga Spa & Wellness), duas piscinas externas para adultos, duas para crianças no clube infantil NEP, além de sete salas de convenções, uma delas com capacidade para 1000 pessoas, auditório com capacidade para 170 pessoas, capela, biblioteca, sala de jogos, horta pedagógica, lago com pedalinhos unicórnios e cisnes, áreas de plantação de vinha e olival. Para honrar o passado da propriedade e valorizar tradições locais, dispões de um haras de cavalos Mangalarga Marchador em parceria com o Haras M Tostes, oferecendo aos hóspedes a experiência de passeios a cavalo, charrete, volteio e iniciação a sela.

Como nos demais hotéis da rede, a unidade de Ouro Preto também será temática. Os quartos fazem referência a ícones culturais e arquitetônicos da região, como a Real Coudelaria, o Santuário do Coração de Jesus (no distrito de Miguel Burnier), a Igreja de São Francisco de Assis, o mestre Aleijadinho, entre outros e ainda cada quarto apresenta uma imagem de uma pedra preciosa e semipreciosa.

O grupo português também aposta em um projeto inédito: a plantação de vinhas e oliveiras em solo mineiro. Cerca de 15 hectares da propriedade serão dedicados à experimentação agrícola com foco na produção de azeites e vinhos, em sintonia com a tradição da marca, que já desenvolve vinhedos e olivais na região do Alentejo, em Portugal. A iniciativa une inovação, sustentabilidade e a aproximação entre culturas mineira e lusitana.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, além de autoridades estaduais, representantes da cultura e do turismo, empresários e convidados especiais. O evento marcou não apenas a abertura de um novo hotel, mas a consolidação de uma política pública eficaz, voltada à valorização do patrimônio e à atração de investimentos internacionais para Minas Gerais. “Minas se abre ao mundo com profissionalismo, infraestrutura e experiências únicas. Esse hotel é símbolo de um novo ciclo: internacional, sustentável e centrado nas pessoas. É a prova de que nossa política cultural e turística está no caminho certo.”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. “Esse é um passo importante na nossa estratégia de desenvolvimento econômico com foco na cultura, no turismo e na sustentabilidade. Minas tem tudo para ser referência mundial nesse segmento, e o Vila Galé chega para somar forças a essa vocação”, afirmou o governador Romeu Zema durante o evento.


Fundado em 1986 e com o primeiro resort inaugurado em 1988 no Algarve, o Grupo Vila Galé é hoje a segunda maior rede hoteleira de Portugal e uma das principais operadoras no Brasil. Atualmente a rede conta com 49 hotéis em operação, sendo 32 em Portugal, 12 no Brasil, 1 em Cuba e 1 na Espanha, sempre promovendo o turismo aliado à cultura, à história e ao meio ambiente. O Vila Galé Collection Ouro Preto está localizado no Distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (MG), a 22 km do centro histórico. Mais informações em www.vilagale.com

Por Tales Azzi – texto e fotos

Share Post