Caraguatatuba vira destino de pacotes da CVC

Praias, cachoeiras, trilhas, mergulho, recreação náutica, cultura, gastronomia, comunidades tradicionais e pesqueiras, entre outros atrativos de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, estarão, em breve, disponíveis nas principais operadoras de turismo do país e Mercosul. O objetivo da Secretaria de Turismo da cidade é ofertar toda gama de atrativos ao público final em diversas regiões brasileiras e países da América do Sul. Operadoras como a CVC, a maior agência de turismo da América Latina; a argentina Ola e a Orinter, no entanto, já comercializam pacotes à sua base de clientes.

A Secretaria de Turismo iniciou há alguns nesses um trabalho de cadastramento dos receptivos turísticos, incluindo os nichos gastronômicos e hoteleiros, para montar um portfólio com todos os atrativos ofertados, que serão disponibilizados nas cerca de 10 a 15 principais operadoras de turismo do Brasil e Mercosul.

Ainda faz parte dos planos da secretaria de Turismo a publicação de um guia, com todas as empresas cadastradas, contendo imagens e informações sobre os passeios, endereços, telefones e redes sociais. O material também será distribuído em feiras e eventos de turismo.

“Além do cadastramento, vamos estruturar e formatar produtos turísticos locais para promover experiências turísticas, culturais, náuticas, pesqueiras, entre outros segmentos, tendo como meta, para 2026, qualificar e consolidar os atrativos, mas também com foco em turismo sustentável, participativo e integrado, valorizando a identidade caiçara”, explica a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo. “As ações estão previstas no plano de governo do prefeito Mateus Silva e executadas pela Secretaria de Turismo”, completa Bianca.

Em reunião realizada entre a secretaria e os receptivos locais, na última segunda-feira (6), foram discutidos os últimos ajustes para que as empresas pudessem credenciar seus produtos, que estarão nas prateleiras das operadoras.

Segundo Bianca, a ideia é formatar pacotes turísticos, que poderão integrar diversos tipos de atrativos, como voo livre, passeios de buggy, remada pelo Rio Santo Antônio, aulas de stand-up, passeios de lancha, visitas em comunidades pesqueiras e no Morro Santo Antônio; além de city tour pela região central,

Bianca Colepicolo anunciou que a secretaria de Turismo irá disponibilizar dois pontos de vendas dos passeios, na avenida da praia e na praia de Massaguaçu, para facilitar a comercialização dos roteiros e dar visibilidade às empresas e aos respectivos atrativos.

Turismo diferenciado

Os passeios não visam apenas as belas praias da cidade. Alguns dos atrativos são diferenciados, nos quais os turistas poderão ter experiências inusitadas, como visitação a uma fazenda marinha de criação de mexilhões, na praia da Cocanha, na região norte. A vila de pescadores local, inclusive, concorre ao Prêmio de Vila Turística pela Organização Mundial de Turismo e ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

No outro extremo da cidade, no Porto Novo, região sul, os visitantes também podem acompanhar o preparo de um prato típico caiçara, após os peixes serem capturados frescos diretamente no mar ou no Rio Juqueriquerê.

Entre outras experiências diferenciadas estão a hospedagem em chalés rústicos com direito a yoga e bem-estar, na praia da Tabatinga; ou vivenciar o turismo náutico que, além de contemplar visitas a ilhas paradisíacas, proporcionará aos turistas momentos de bem-estar nas areias monazíticas da praia da Mococa, conhecidas por suas propriedades terapêuticas.

Para o turismo náutico, em grande ascensão em Caraguatatuba, Bianca informou que a prefeitura está viabilizando a instalação de um píer flutuante na praia do Camaroeiro, para facilitar o embarque de passageiros.

O lugar é estratégico, pois evita-se o deslocamento para as praias da região norte, que têm grande fluxo de veículos na alta temporada; e está bem localizado para saída às praias do norte, sul, ilhas da cidade, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

Por Reginaldo Pupo, texto e fotos

Share Post