Não perca o Festival Gastronômico Sabores da Montanha e descubra as delícias da culinária da Serra da Mantiqueira

Foto: Aida Lima

Após o sucesso da 1a edição, o Festival Gastronômico Sabores da Montanha está acontecendo novamente e vai até 25 de agosto de 2024 nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com alguns dos melhores restaurantes dos municípios da Serra da Mantiqueira.

Entrada com cuscuz do restaurante Oliq. Foto Aida Lima

Diversos estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias e vinícolas, assim como produtores artesanais da região da montanha, se reuniram mais uma vez para oferecer aos visitantes o melhor da culinária local. Sete deles estão em São Bento do Sapucaí, SP. Entre os participantes da serra paulistana estão a Vinícola Villa Santa Maria, a fazenda Oliq de azeites especiais, o Bar e Lanchonete do Tião, a Pizzaria Fiore e o Empório Caminhos dos Queijos.

Vinícola Villa Santa Maria

Foto: Aida Lima

Criada em homenagem às Marias da família e, principalmente, à avó Brandina que assina os rótulos dos vinhos produzidos na fazenda, a Vinícola Villa Santa Maria opera desde 2018 em São Bento do Sapucaí. Cultiva sete variedades de uvas e conta atualmente com 60 mil pés de parreiras que produzem uvas especiais para vinhos com diversas personalidades. Os rótulos da fazenda já renderam à produção familiar diversos prêmios nacionais e internacionais. Nos 90 hectares da fazenda, 25 são dedicados às uvas e uma parte foi construída para receber os visitantes, que têm a oportunidade de passar um dia inteiro por lá. Entre os serviços oferecidos pela Villa Santa Maria estão o tour guiado pelos parreirais e por toda a vinícola, restaurante com alta gastronomia e degustação guiada.

Os guias da Villa Santa Maria demonstram o parreiral e explicam como funciona a produção e o beneficiamento da uva até a produção do vinho. Foto: Aida Lima
A adega da Villa Santa Maria apresenta os rótulos especiais de vinhos e espumantes da fazenda. Foto: Aida Lima
Ao comprar o acesso ao mirante, os visitantes têm a oportunidade de participar da experiência de degustação dos vinhos. Foto: Aida Lima
O somelier Christian apresenta os vinhos e dá informações bem bacanas sobre cada rótulo e suas personalidades. Foto: Aida Lima
A culinária do restaurante do Villa Santa Maria é especial. São pratos de alta gastronomia que podem ser harmonizados com os vinhos produzidos pela fazenda. Foto: Aida Lima

OLIQ – Azeites & Olivais Brasileiros

Foto: Aida Lima

A fazenda de produção de oliveiras, Oliq, cultiva azeitonas para a extração de azeite extra virgem e oferece ao visitante um dia de experiências na fazenda. O local é uma linda propriedade situada a 1.500 metros de altitude na zona rural de São Bento do Sapucaí, praticamente na mesma altitude da Pedra do Baú, monumento rochoso mais famoso da região. Em operação desde 2009, os sócios começaram o cultivo com 1.000 mil pés de oliveiras para dar início à produção de azeites nacionais. Atualmente, produzem mais de dez mil pés com diversos prêmios no curriculum. No local, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da história das oliveiras, entender a produção e o beneficiamento das azeitonas, adquirir sessões de degustação e harmonização de azeites, além, de provar pratos de alta gastronomia no restaurante da propriedade. Para o festival Sabores da Montanha a Oliq preparou um cardápio especial com entrada, prato principal e sobremesa, tudo regado com os azeites premiados da fazenda.

O guia Tauwan Simões apresenta um pouco da história da Oliq e das principais azeitonas. Fotos: Aida Lima

Oliq oferece restaurante, áreas de passeio e picnic para um dia inteiro de experiências

Foto: Aida Lima

No restaurante, o visitante pode adquirir sessões de degustação e harmonização de azeites

Foto: Aida Lima

O cardário do festival Sabores da Montanha inclui entrada com cuscuz caipira e polenta mole com cogumelos. Destaque para a sobremesa batizada de “Azeite, azeite, azeite” que vem com bolo, tuille e sorvete de azeite servidos com frutas da fazenda

Fotos: Aida Lima

Bar do Tião

Foto: Aida Lima

Ao visitar o Bar do Tião, não deixe de pedir o Bolinho Caipira do Primo e Tião Cupim. São muito saborosos e valem por uma refeição completa.

Fotos: Aida Lima

Pizzaria Fiori

Foto: Divulgação

De frente à praça da cidade fica a Pizzaria Fiori. Aberta recentemente pelos proprietários paulistas apaixonados por São Bento do Sapucaí, a pizzaria oferece um cardápio completo de pizzas e petiscos feitos a partir de uma massa leve e muito saborosa de fermentação lenta.

Fotos: Aida Lima

A pizza participante do Sabores da Montanha é Guanciale das Terras de Monã. É produzida com molho de tomate, mozzarella, refogado de cogumelos shimeji e fatias de guanciale, um tipo de bacon feito a partir da bochecha do porco. A pizza tem um sabor especial, graças aos ingredientes selecionados e todos provenientes de produtores locais.

Fotos: Aida Lima

Empório Caminhos do Queijo

Fotos: Divulgação

Recém inaugurado na cidade de São Bento do Sapucaí, o Empório Caminhos dos Queijos oferece os melhores queijos artesanais do Brasil, todos centralizados no mesmo endereço. Garimpados pelos proprietários Brunno e Anna, o empório comercializa queijos, manteigas, embutidos e diversas opções artesanais, todas de pequenos produtores locais e regionais, muitos deles premiados, como os famosos queijos da Serra da Canastra.

Fotos: Aida Lima

Integram a lista ainda a Comedoria Literária e a Fazenda Soares Queijaria Artesanal.

Tilápia da Comedoria Literária e loja a Fazenda Soares Queijaria Artesanal. Fotos: divulgação

São Bento do Sapucaí

Foto: Aida Lima

O município de São Bento do Sapucaí fica no estado de São Paulo, a apenas 170 km da capital. Charmoso e rodeado por montanhas, além de uma natureza exuberante, foi eleito pela Booking.com o destino mais acolhedor para 2024, em uma eleição feita com hóspedes que buscam a plataforma para reservas em hotéis e pousadas.

O ponto turístico mais famoso da região é a Pedra do Baú que pode ser admirada de qualquer ponto da cidade. Ao lado ficam ainda a Pedra do Bauzinho e a Ana Chata compondo o conjunto de formações rochosas abertas a visitações e práticas esportivas de escaladas.

Foto: Aida Lima
Foto: Márcio Moura

A jornalista Aida Lima viajou a São Bento do Sapucaí a convite do Festival Sabores da Montanha, com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de São Bento do Sapucaí, Acisb (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sapucaí) e Volvo do Brasil.