Peru Outdoor Expo estreia com foco no turismo de aventura

A iniciativa do governo peruano busca mostrar a diversidade natural e cultural do país, conectando destinos e operadores a compradores internacionais.

O Peru vai muito além de Cusco e Machu Picchu, oferecendo diversas regiões repletas de sítios arqueológicos, rica natureza, cultura e gastronomia. Preparado também para experiências de turismo de aventura, o país sediou a primeira edição do Peru Outdoor Expo, em Huaraz, estado de Ancash, aos pés da Cordilheira Branca. O evento reuniu operadores, hotéis e agências de turismo de aventura, oferecendo uma perspectiva inédita sobre o potencial turístico de todo o território.


Francisco Basili, presidente da Associação Peruana de Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo Especializado (APTAE); Maria del Sol Velásquez, diretora de Turismo da PromPerú; Juan Carlos Heaton, diretor do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas e María del Carmen Zamora, diretora regional de Comércio Exterior e Turismo de Ancash abriram a 1a edição do Peru Outdoor Expo. Foto: Aida Lima

Promovido pelo governo peruano por meio da PromPerú, o evento teve como objetivo apresentar a diversidade do país, que combina praias banhadas pelo Pacífico, desertos, trechos da Amazônia, montanhas para trekking e escalada, além de experiências culturais e gastronômicas únicas. Regiões como Ica e Paracas destacam-se pelo deserto com o oásis de Huacachina, pela produção de vinhos premiados e do tradicional destilado de uva, o pisco, além de ilhas que abrigam rica fauna marinha e aves. Ancash oferece trilhas na Cordilheira Branca, ideal para aventureiros, enquanto a Amazônia peruana encanta praticantes de birdwatching e atividades de conexão com a natureza.

Durante dois dias, 34 operadores internacionais e 33 empresários locais apresentaram ofertas de hospedagem e programas de turismo de aventura, conectando-se em uma rodada de negócios com 33 compradores internacionais de países como Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Índia e África do Sul.


A revista Viaje Mais foi a única mídia brasileira convidada para cobrir a 1a edição do Peru Outdoor Expo. Aida Lima conversou com diversas operadoras de turismo do Peru, entre elas Mayra Callo, da Quechua Treks, agência que promove atividades de hiking e trekking no país. Fotos: Aida Lima

Expositores e compradores de todo o mundo se reuniram na primeira edição do Peru Outdoor Expo, apresentando ofertas de hospedagem e experiências de turismo de aventura em uma dinâmica rodada de negócios. Foto: Mallku Producciones PROMPERÚ

Das experiências apresentadas, estavam atividades para todos os perfis de público, desde vivências com nado em meio a leões-marinhos nas Islas Palomino, em Lima, oferecidas pela agência EcoCruzeiros, até turismo de alto luxo em chalés na Reserva Nacional de Tambopata, na Amazônia, promovido pela Rainforest Expeditions, aliando conforto, conexão com a natureza e desenvolvimento sustentável das comunidades locais.


Experiência de nado com leões-marinhos, promovida pela EcoCruzeiros, em Lima. Fotos: divulgação

Chalés de luxo na Reserva Nacional de Tambopata, na Amazônia, oferecidos pela Rainforest Expeditions, combinando conforto e contato com a natureza. Fotos: Divulgação Rainforest Expediciones_Refugio Amazonas

Segundo Juan Carlos Heaton, diretor do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas, 90% dos principais destinos turísticos do Peru estão vinculados a áreas protegidas. Em 2024, essas regiões receberam mais de 4 milhões de visitantes, gerando 38 mil empregos e movimentando cerca de US$ 159 milhões. Atualmente, mais de 18% do território nacional está conservado em mais de 200 áreas protegidas, somando 19 milhões de hectares, dos glaciares da Cordilheira Branca aos rios amazônicos.

O brasileiro Diego Arelano, gerente sênior de marketing e produtor de storytelling, representou a Adventure Travel Trade Association (ATTA) nas palestras que antecederam a rodada de negócios. Ele apresentou a pesquisa Global Adventure Tourism Trends 2025, destacando que a indústria global de turismo de aventura movimentou cerca de US$ 700 bilhões em 2017 e deve atingir US$ 1 trilhão em 2025. Apenas o mercado norte-americano representa US$ 106 bilhões desse total.

No Peru Outdoor Expo, o brasileiro Diego Arelano, gerente sênior de marketing, representou a ATTA (Associação de Turismo de Aventura) e apresentou insights da pesquisa Tendências Globais do Turismo de Aventura 2025. Foto: Aida Lima

Arelano explicou que o turismo de aventura é definido pela presença de pelo menos dois dos três elementos: natureza, cultura e atividade. O segmento abrange quatro perfis principais: aventura intensa, entusiastas da natureza, exploradores culturais e exploradores de experiências. Entre as tendências recentes, destacam-se o aumento do interesse por viagens gastronômicas, hiking/trekking, caminhadas e fotografia de natureza, além da consolidação das atividades de caminhada e ciclismo como as mais procuradas.

Com base em pesquisa conduzida em parceria com o Banco Mundial, Arelano comparou o impacto econômico de diferentes tipos de turismo:

Cruzeiros: 100 viajantes geram US$ 10 mil na economia local.
Turismo de massa (pacotes convencionais): 9 viajantes geram o mesmo valor.
Turismo de aventura: apenas 4 viajantes geram o mesmo impacto, com menor efeito ambiental e maior retorno às comunidades locais.

Para Diego, o verdadeiro diferencial competitivo das experiências de aventura está no aspecto cultural, que torna destinos como o Peru únicos em comparação a outras regiões montanhosas.

“Não é apenas pela natureza ou pelo cenário. É porque esse tipo de turismo gera o melhor impacto”, afirmou.

Francisco Basili, presidente da APTAE, reforçou: “O Peru não é apenas um destino, é uma vivência que combina cultura, natureza e aventura.” Maria del Sol Velásquez, diretora de Turismo da PromPerú, destacou que o país busca consolidar sua imagem internacional: “Queremos posicionar o Peru como referência global em turismo de aventura e natureza, promovendo vivências autênticas e sustentáveis.”


Ao lado de Claudio Castillo, organizador de corridas da Andes Race, Francisco Basili, presidente da Associação Peruana de Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo Especializado (APTAE), celebrou o sucesso da primeira edição e anunciou com entusiasmo que a próxima Peru Outdoor Expo, em 2026, será realizada na Amazônia peruana. Foto: Aida Lima

O evento contou ainda com a participação de María del Carmen Zamora, diretora regional de Comércio Exterior e Turismo de Ancash, e foi encerrado por Basili, que anunciou que a próxima edição, em 2026, acontecerá na Amazônia peruana.
O Peru Outdoor Expo surge como uma plataforma estratégica para divulgar destinos além dos já consolidados, como Cusco e Machu Picchu, evidenciando a diversidade de experiências que o país oferece e seu potencial para o turismo de aventura internacional.

Organizadores e convidados da primeira edição do Peru Outdoor Expo 2025. Foto: Mallku Producciones PROMPERÚ
Brasileiros de agências e operadoras de turismo comemoram o Peru Outdoor Expo e celebram com o guia peruano especializado em montanhismo Fred Lumbe. Foto: divulgação

O elegante hotel Cuesta Serena sediou a 1ª edição do Peru Outdoor Expo. A jornalista Aida Lima representou a revista Viaje Mais e viajou ao Peru a convite da Promperú. Em Huaraz, hospedou-se na pousada Fleur de Vida e utilizou o chip eSIM da Brasil Roaming, com sinal perfeito mesmo nos lugares mais inóspitos do Peru. Leitores da revista têm 10% de desconto na compra do chip de viagem usando o cupom #VIAJEMAIS10.
Bastidores e impressões da viagem podem ser conferidos nos destaques “Peru” no Instagram da Viaje Mais.

Organizadores e participantes da 1ª edição do Peru Outdoor Expo, realizada no elegante hotel Cuesta Serena. Foto: Aida Lima
A jornalista da revista Viaje Mais hospedou-se na pousada Fleur de Vida, em Huaraz. Foto: Aida Lima