No Canadá, o uso recreativo da maconha foi legalizado em 2018. Desde essa época, diversas lojas começaram a surgir pelo país para vender o produto. Uma delas, inaugurada no centro de Toronto, é a Alchemy , o lugar mais diferente do mundo para comprar uma “erva”.
Projetada por Paolo Ferrari, a loja rejeita os clichês da maconha para oferecer uma experiência impregnada de arte, natureza e tecnologia. “Para nós, a loja é algo entre um laboratório e um templo”, disse Ferrari. O espaço combina engenhosidade de alta tecnologia com materiais naturais para criar um espaço refinado que se parece com uma boutique de moda. “A jornada multissensorial começa na área de entrada, onde os clientes fazem fila ao redor de uma exuberante instalação de plantas que parece ser um espécime em um laboratório”, explica.
Uma vez dentro do espaço principal da loja, tons quentes e frios se misturam para acalmar os sentidos para uma experiência serena. Geometria suave e forte coexistem em toda a loja.
Além do visual, a experiência de compra também é toda futurista, como potes inteligentes que fornecem descrições digitais de cada produto em uma telinha. Os clientes podem finalizar a compra por meio de um caixa self-checkout equipado com rodas que permitem que ele deslize pela loja ao longo de uma trilha de alumínio no piso.
Quando os clientes entram na sala de acessórios, eles são cercados por uma estética cinematográfica. Este espaço cintilante tem tetos espelhados de aço inoxidável, paredes onduladas feitas de resina ecológica de laranja vívida e produtos exibidos em uma única prateleira iluminada por trás, como se estivessem em um museu. Todos os acessórios podem ser tocados pelos clientes, sem fechadura e chave à vista.
Para encerrar a aventura futurística, os clientes saem por uma área com tijolos naturais de terracota, paredes de alumínio, piso de mosaico e grandes telas suspensas que exibem artes digitais. Os clientes podem ver seus pedidos sendo montados pela equipe da loja por meio de uma pequena janela de alumínio.