O turismo no Brasil não vive só de praias e belezas naturais. O País tem lindas cidades históricas que guardam grandes tesouros arquitetônicos, dos quais se destacam igrejas dos mais variados estilos: barroco, neogótico, neorrenascentista… Conheça alguns dos mais belos templos históricos do Brasil.
Igreja e Convento de São Francisco (Salvador-BA)
Em pleno centro histórico de Salvador, no Pelourinho, está uma das obras-primas do barroco brasileiro: a Igreja e Convento de São Francisco. Construídos entre os séculos XVII e XVIII com recursos do governo português e doações de fiéis, o conjunto foi classificado como uma das Sete Maravilhas de Origem Português e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Apesar da fachada simples, o interior impressiona pelos azulejos, teto com pinturas sacras e muito ouro.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto-MG)
A cidade colonial de Ouro Preto é um destino conhecido por seu legado histórico e arquitetônico. Além disso, o seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980. Praças, pontes, ruas de pedra e, sobretudo, muitas igrejas impressionantes, como a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é considerada uma das mais bonitas do Brasil. O interior é decorado com altares barrocos folheados com mais de 400 quilos de ouro. Não há como não se impressionar.
Basílica do Bom Senhor Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
Na cidade mineira de Congonhas se encontra a Basílica do Bom Senhor Jesus de Matosinhos, construída entre 1757 e 1790. Nessa igreja impressionante, há pinturas e decorações do período rococó, além das 12 esculturas em pedra sabão que se encontram diante da basílica, obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Uma curiosidade: o desenho da basílica foi inspirado na igreja Bom Jesus de Matosinhos, no Porto, e no santuário Bom Jesus de Braga, próximo à cidade homônima.
Capela Dourada (Recife-PE)
A Capela Dourada, templo que faz parte do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio, foi aberta ao público em 1697. A origem do seu nome vem da enorme quantidade de ouro que existe no seu interior. O altar-mor -e construído em talhas douradas. Há pinturas sacras do teto e diversos altares laterais folheados a ouro.
Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília-DF)
A Catedral Metropolitana de Brasília, mais conhecida como Catedral de Brasília, foi projetada pelo arquiteto Óscar Niemeyer e inaugurada em 1970. O que mais chama a atenção nessa igreja é a sua forma circular, as dezesseis colunas de concreto e o seu estilo modernista, algo que a torna única! Mas o seu interior não deixa a desejar, pois abriga verdadeiras obras de arte, tanto de artistas nacionais quanto internacionais. O altar doado pelo papa Paulo VI, a via crucis de Di Cavalcanti, uma réplica da Pietà, os vitrais coloridos de Marianne Peretti, entre outras obras.
Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro-RJ)
O Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 e é considerado um dos principais monumentos de arte colonial do país. Quem olha apenas para o seu exterior, modesto, não imagina que possua um interior tão rico. Assim como muitas outras igrejas e templos do Brasil, essa beleza arquitetônica possui elementos de estilo barroco e rococó.
Catedral da Sé (São Paulo-SP)
A Catedral da Sé, no marco zero de São Paulo, teve muita importância na vida política do país, já que o cardeal da época, Dom Paulo Evaristo Arns, participou ativamente no combate à ditadura militar, ajudando presos políticos e perseguidos e cedendo a catedral para diversas manifestações políticas. Trata-se do quarto maior templo neogótico do mundo. Dentro da igreja está o túmulo de Tibiriça, o cacique que comandava as tribos indígenas na região à época da chegada dos primeiros jesuítas que fundaram a cidade de São Paulo.
Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte-MG)
A igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, foi encomendada em 1942 pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, ao arquiteto Óscar Niemeyer. Se você é apaixonado por arte e arquitetura, vai ficar encantado por essa igreja, um dos maiores exemplos modernistas da cidade. A sua fachada curvilínea faz alusão às montanhas mineiras. O painel externo, de Cândido Portinari, é feito de azulejos azuis e brancos; e os jardins são de Burle Marx.
Igreja Nossa Senhora do Ó (Sabará-MG)
A primeira vista, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, não impressiona tanto. Mas, apesar da sua estrutura pequena e simples, o interior do templo é surpreendente e único, com elementos barrocos e diversos adornos de traços orientais, conhecidos como “chinecises”.
Igreja de São Francisco da Penitência (Rio de Janeiro-RJ)
Localizada no centro do Rio de Janeiro, a Igreja de São Francisco da Penitência, foi construída pelos franciscanos na segunda metade do século XVIII. Lá é possível admirar um interior carregado de elementos barrocos. O teto traz uma pintura de estilo ilusionista que representa a glorificação de São Francisco, obra do pintor português Caetano da Costa Coelho.
Interessado? Para conhecer as igrejas mais belas do Brasil em visitas guiadas consulte a Civitatis, agência de distribuição online de tours, atividades e excursões.