Great Calusa Blueway Trail: uma viagem de caiaque pelas belezas da costa da Flórida

Esqueça o carro e a bicicleta. Para conhecer as belezas escondidas da costa oeste da Flórida através da Great Calusa Blueway Paddling Trail só mesmo em caiaques ou stand up paddle. São quase 380 quilômetros de rotas interconectadas que serpenteiam pelos estuários e ilhas da região da cidade de Fort Myers. O percurso, que ganhou o nome dos índios Calusa, que dominaram o sul da Flórida durante séculos antes da chegada dos espanhóis no início do século XVI, é conhecido por sua beleza natural – com praias selvagens, canais margeados por mangues e braços de mar – e uma grande diversidade de vida selvagem, proporcionando uma experiência única para os amantes de esportes aquáticos.


A GREAT CALUSA BLUEWAY é uma rota para caiaque e stand up paddle na costa de Fort Myers – Foto Visit Florida

A rota passa por locais como o Pine Island Sound (o braço de mar que separa a Ilha Captiva do continente), o J.N. “Ding” Darling National Wildlife Refuge (uma reserva natural de lagos e manguezais na Ilha Sanibel) e o Lovers Key State Park (uma reserva natural com um labirinto de canais e praias selvagens). Cada trecho do roteiro oferece diferentes paisagens e grandes oportunidades para observação da vida selvagem.

GREAT CALUSA BLUEWAY – Visit Florida

Durante o trajeto, os remadores encontram golfinhos, peixes-boi, tartarugas marinhas e lontras. Os golfinhos costumam se aproximar dos canoístas de maneira divertida, dando saltos ao redor das embarcações; já os peixes-bois, que chegam aos 3 metros de comprimento, são muito curiosos. Costumam emergir para espiar os remadores e, às vezes, esfregam o nariz peludo na lâmina do remo. Entre os pássaros, há uma grande variedade de espécies que criam seus filhotes nas ilhas, como a garça-real, a garça tricolor, a garça-azul, o pelicano-pardo, o íbis-branco, a garça-avermelhada, o colhereiro-rosado, a garça-real branca, a garça-real, a fragata, anhinga, cormorão, entre muitos outros.

GREAT CALUSA BLUEWAY – Visit Florida

Alguns dos principais pontos de interesse ao longo do Great Calusa Blueway Trail também incluem a histórica vila de pescadores de Matlacha, a ilha de Sanibel com suas praias de areia branca, e o Lovers Key State Park, conhecido por suas trilhas de remo e observação de pássaros. Os meses de outubro a março são os mais indicados para percorrer a Calusa Blueway Trail por conta das temperaturas mais amenas.

O trajeto completo leva de 2 a 3 semanas mas também é possível percorrer o caminho por trechos curtos – Visit Florida

Placas afixadas ao longo de todo o trajeto guiam os canoístas para longe do tráfego de lanchas e através de águas abrigadas, que geralmente têm apenas 30 ou 60 centímetros de profundidade. Junto com as placas afixadas, os remadores podem usar mapas gratuitos e coordenadas GPS. A Calusa Blueway está entre as primeiras trilhas aquáticas do país a ter um aplicativo de smartphone de última geração que os usuários podem baixar para navegar com mais facilidade pelas águas do sudoeste da Flórida. Ele fornece coordenadas GPS e navegação em tempo real, um mapa de trilha interativo com locais de interesse identificados

Os remadores avistam muitos animais pelo caminhos incluindo golfinhos – Visit Florida

O tempo necessário para percorrer todo o trajeto pode variar de 2 a 3 semanas, dependendo do trecho escolhido, do nível de habilidade do remador, das condições climáticas e do tipo de embarcação utilizada. Os canoístas, em geral, remam entre 4 a 8 horas em um único dia, incluindo paradas para descansar, nadar e apreciar a paisagem.

Todo o percurso da Great Calusa Blueway Trail passa por trechos de pouca profundidade – Visit Florida

Por conta de sua grande extensão, a trilha costuma ser explorada em seções, especialmente por iniciantes ou pessoas com tempo limitado. Para fazer trechos curtos, em passeios de 2 a 4 horas, considere o Lovers Key State Park ou Matlacha Pass Aquatic Preserve. Muitas agências de turismo em Fort Myers alugam o equipamento e oferecem excursões de meio dia ou dia inteiro para facilitar o acesso à Blueway e ter um vislumbre da experiência.

Existem diversos locais para acampar ou pernoitar ao longo do caminho, permitindo maior flexibilidade para quem pretende percorrer trechos mais longos. Há campings, por exemplo, no Parque Regional Caloosahatchee e no Koreshan State Historic Site. Já quem deseja uma cama macia e conforto após um dia de remo, encontra opções como o Pink Shell Beach Resort and Spa (em Fort Myers Beach) e o Tarpon Lodge (em Pine Island), que ficam à margens da Blueway. Já o Matlacha Cottages e Angler’s Inn (em Matlacha) têm suas próprias rampas de lançamento.

Mais informações em www.visitfortmyers.com/calusablueway.

Post Tags
Share Post