Apesar de estar localizado no litoral, Punta Gorda está às portas dos Everglades, o grande pântano do interior da Flórida. São apenas 40 km do centro da cidade até os campos alagados cheios de jacarés que tomam conta de boa parte do estado mais ensolarado dos Estados Unidos. Para conhecer essa linda e misteriosa paisagem basta ir ao Babcock Ranch, uma fazenda de gado ativa, onde os visitantes para descobrir a natureza autêntica da Flórida em um divertido safári fotográfico a bordo de ônibus camuflado.

Durante uma hora e meia, o veículo circula pelas estradas da terra da propriedade, contornando lagoas e matas, enquanto o guia-motorista explica sobre o ciclo das águas nos Everglades e como a paisagem se altera conforme o período de seca e cheia. Há muitas semelhanças como o Pantanal brasileiro, seja pela geografia, plana e alagada em boa parte do ano, quanto pela vida selvagem. No caminho, é possível ver uma quantidade absurda de bichos: pássaros, veados, javalis selvagens e muitos, muitos jacarés.
Em certo ponto do trajeto, o caminhão para em uma ponte sobre uma pequena lagoa, onde os jacarés se juntam às centenas. Em outro momento, os passageiros desembarcam e caminham em uma passarela de madeira que permite observar o interior dos bosques alagados. Em diversos cenários visitados durante o tour, foram gravadas cenas do filme Just Cause (1995), com Sean Conery.

A propriedade também conta com uma trilha bem marcada, com cerca de 2 km de extensão, que permite uma boa observação da vida selvagem.

É um passeio tranquilo e que pode ser feito por toda a família. Quem curte pássaros deve chegar cedo e trazer um binóculo para poder observar alguns dos pássaros mais raros da Flórida, como o pica-pau-de-cabeça-vermelha e milhafre-cauda-de-andorinha. No centro de visitantes há área de piquenique e gift shop com lembranças bem curiosas, como jacarés de pelúcia.

O safári fotográfico custa US$ 24 por pessoa. Crianças de até 12 anos pagam US$ 16. Mais informações em www.babcockranchecotours.com
