Rio Quente Resorts investe em práticas sustentáveis


Rio Quente Resorts tem investido em diversas ações de sustentabilidade para preservar o cerrado e os recursos naturais da região onde está inserido, a cerca de 180km de Goiânia (GO). As ações visam o tratamento da água para devolvê-la ao rio que corta o complexo, o tratamento de esgoto, a geração de energia limpa por meio de placas de energia solar, o grande viveiro de hortaliças e mudas de plantas nativas para reflorestamento e ainda o monitoramento de fauna e flora da região.

Dentro do Hot Park, está o projeto Ares, um zoológico licenciado que abriga animais resgatados de maus tratos e que não conseguem retornar à natureza. Nesse projeto aberto ao público, por meio de entrada paga, os visitantes têm a oportunidade de fazer um tour com veterinários e conhecer um pouco de cerca de 130 espécies de animais exóticos e nativos da fauna do cerrado, conhecer seus hábitos e modo de vida.

Projeto Ares, com animais resgatados do cerrado – Foto: Aida Lima



O esgoto do resort também recebe atenção. Desde 2011, uma autossuficiente estação faz o tratamento de todo o resíduo em grandes tanques que circulam com a energia elétrica gerada por meio de um biodigestor.

Estação de tratamento de água do complexo – Foto: Aida Lima



A energia solar é outra busca do parque pela autossuficiência de energia elétrica. Atualmente, as placas instaladas no complexo geram 25% de energia e o objetivo em pouco tempo e se tornar 100% sustentável.

Usina fotovoltaica fornece 25% da energia elétrica consumida no Rio Quente Resorts – Foto: Aida Lima

Desde 2011, o complexo Rio Quente Resorts também iniciou um programa para recuperar áreas degradadas, com o objetivo de recuperar 17 hectares. Além disso, sempre que há supressão de área verde para a implantação de novos empreendimentos, o resort realiza o replantio de mudas para compensação ambiental. Com uma equipe coordenada pelo jardineiro Lucas Oliveira, o resort já plantou mais de 13.000 mudas, incluindo espécies exóticas e nativas.

O resort possui uma horta própria, que gera mais de seis toneladas de folhagens e legumes, e 85% são utilizadas nos restaurantes. Com uma área cultivada de 5.000 m2, é possível colher almeirão, alface, alface-roxa e diversas outras folhagens.

Horta e viveiro de mudas – Foto: Aida Lima



Com a coordenação de uma equipe formada por biólogos e engenheiros florestais, o Rio Quente Resorts realiza o monitoramento da fauna para avaliar a saúde ambiental da região. Até o momento, foram catalogadas 296 espécies de aves monitoradas, o que demonstra a rica biodiversidade presente no local.




Monitoramento de fauna já registrou 296 espécies de aves na região – Foto: Aida Lima
Compartilhe