O setor de Cruzeiros já trabalha focado em uma retomada promissora em águas nacionais e os números para a temporada 2021/2022, que tem a previsão de começar no dia 31 de outubro de 2021 e terminar em 19 de abril de 2022, refletem esse cenário positivo.
Ao todo, serão sete embarcações, responsáveis por ofertar 566.280 leitos totais – cerca de 36 mil a mais que na temporada 2019/2020, que contabilizou 530 mil acomodações.
Entre os navios da temporada estão: Costa Toscana (6,554 leitos), Costa Favolosa (3.800 leitos), MSC Orchestra (3.223 leitos), MSC Preziosa (4.325 leitos), MSC Seaside (5.429 leitos), MSC sinfonia (2.679 leitos) e MSC Splendida (4.363 leitos), que levarão cruzeiristas apaixonados pela navegação e tantos outros que viverão essa experiência pela primeira vez por 129 roteiros.
Ao todo, serão 552 escalas em destinos muito queridos e procurados pelos brasileiros, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba, além de Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu.
Alguns pontos importantes contam a favor da temporada nacional, como a retomada da navegação em diversas partes do mundo, como Itália, Cingapura, Taiwan, Japão, Taiti e Ilhas Canárias, que mostram que os robustos protocolos da CLIA Internacional, aprovados e aplicados pelo setor, sempre em concordância com as autoridades locais, têm alcançado o resultado almejado: um retorno seguro e cauteloso, feito em etapas e com medidas que abordam a segurança dos cruzeiristas desde a compra da viagem até seu retorno para casa. Entre elas: teste pré-embarque em todos os hóspedes, uso de máscaras, distanciamento, menor ocupação e higienização constantes.
O compromisso com o meio ambiente também merece destaque neste momento de retomada das atividades. Mesmo durante a pandemia, os associados CLIA já investiram 23,5 bilhões de dólares em novos navios com novas tecnologias e combustível mais limpo para reduzir as emissões de carbono. A meta é reduzir em 40%, até 2030, as emissões de carbono, comparadas com 2008. Serão mais 24 Navios movidos a GNL (gás natural liquefeito) até 2027.
“Os números da próxima temporada refletem como as companhias de cruzeiros continuam acreditando no Brasil, investindo e trazendo navios modernos que vão garantir as melhores experiências, respeitando a saúde e segurança dos nossos hóspedes, tripulantes e das cidades que visitamos, sempre cumprindo as regras e protegendo o meio ambiente”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.