WTM Latin America apresenta panorama de 2025 e anuncia diretrizes para o próximo ano

Um brunch na icônica Roda Rico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi o palco para Bianca Pizzolito, head leader da WTM Latin America, divulgar os resultados de 2025 e as diretrizes para 2026.

Bianca destacou que o principal evento B2B de viagens e turismo realizado em São Paulo, segue em trajetória de crescimento e consolidação. Segundo ela, “a cada edição a WTM Latin America supera a anterior, o que demonstra a maturidade e a relevância do evento”. A edição de 2025 registrou o melhor desempenho da história, com 32 mil profissionais presentes, 837 marcas expositoras e 49 países representados, além de aumento nas reuniões confirmadas e no número de compradores qualificados. Esse movimento reforça, segundo Bianca, a força das conexões comerciais e o interesse crescente da indústria.

No panorama global da marca, os eventos do portfólio WTM reuniram, em 2025, 139 mil profissionais e mais de 8,4 mil marcas expositoras. O dado reforça a posição da WTM Latin America dentro de uma rede que cresce internacionalmente e mantém impacto consistente no setor de viagens e turismo.

Com o balanço de 2025 apresentado, Bianca anunciou as principais mudanças estruturais da edição 2026. Uma delas é a transferência da Experience Zone para a área central do pavilhão, reposicionamento que deve ampliar fluxo, visibilidade e impacto das ativações sensoriais e tecnológicas. A programação também incluirá a estreia do WTM Ministers’ Summit dedicado exclusivamente à América Latina, programado para 14 de abril, com foco no tema Turismo Latino-Americano: Responsável e Regenerativo para o Futuro.

O turismo regenerativo, abordagem que vai além da sustentabilidade ao buscar deixar um destino melhor do que foi encontrado, será o eixo de conteúdo da feira. De acordo com Virgínia Marques, gerente de marketing da WTM Latin America, o tema consolida uma agenda que vem ganhando força no setor.

“O turismo regenerativo será eixo transversal aos três palcos de discussão e terá destaque no Prêmio de Turismo Responsável, que estreia uma categoria exclusiva dedicada a essa pauta”, explicou. Em 2025, o prêmio registrou recorde de participação, com 160 projetos inscritos de 13 países.

O compromisso com políticas de inclusão e acessibilidade também será mantido. Entre as iniciativas confirmadas estão intérprete de Libras em todos os palcos, multifaith room, quiet room para visitantes com neurodivergência, sanitário sem gênero e transporte acessível. Bianca reforçou que “a diversidade no pavilhão é uma marca da WTM Latin America”.

Na área comercial, seguem os programas voltados à qualificação de compradores. O Hosted Buyers deve reunir 85 operadores internacionais, enquanto o Buyers’ Club projeta crescimento de 10%. O programa Agente na Estrada continuará com cerca de 500 agentes de viagem de todas as regiões brasileiras.

A WTM Latin America 2026 acontecerá de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e terá como lema da campanha a viagem de propósito: “Reconectar, restaurar e regenerar”.

Ao final do encontro, os convidados participaram de uma visita à Roda Rico para observar a cidade sob uma perspectiva diferente e especial.