O Turismo da Suíça traz ao país, em 2025, a maior delegação já organizada para o Switzerland Travel Experience (STE) 2025, que neste ano conta com 29 parceiros, incluindo regiões, hotéis, atrações, transporte e experiências que tornam a Suíça um dos destinos mais desejados do mundo. Durante sua passagem por São Paulo, a delegação suíça promoveu um jantar exclusivo com jornalistas brasileiros na renomada Escola Suaudeau, com um menu criado para a ocasião, com destaque para a fondue assinada pela Chef brasileira Malu Mello, eleita a melhor fondue do Brasil. O encontro tem como proposta celebrar o Turismo da Suíça, além de fortalecer as conexões com o mercado brasileiro, reforçando o espírito de hospitalidade que une Brasil e Suíça.
A semana seguirá com agenda de reuniões e workshops destinados ao trade de todo o país. “Esta edição do STE, com tantos parceiros suíços vindos ao Brasil e tantos contatos valiosos com a mídia e o trade, nos enche de orgulho. É também um grande incentivo para buscarmos sempre melhores resultados, fortalecendo cada vez mais a presença da Suíça no coração dos viajantes brasileiros”, reforça Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
O Turismo da Suíça (Switzerland Tourism) apresentou resultados expressivos: entre janeiro e julho deste ano, o mercado brasileiro registrou crescimento de mais de 8% nas pernoites de brasileiros em hotéis suíços, consolidando-se como um dos principais mercados de longa distância para o destino. Esse desempenho reforça a tendência já observada em 2024, quando o Brasil bateu recordes históricos com alta de 21,2% em pernoites. O Brasil tornou-se prioridade estratégica para a Suíça, com viajantes reconhecidos por seu alto gasto médio diário (CHF 240) e preferência por destinos urbanos, vilarejos alpinos e experiências autênticas. “Esse crescimento mais moderado já era esperado, uma vez que 2024 representou um ano de resultado extraordinário e atípico, estabelecendo uma base muito elevada de comparação”, diz Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
Travel Better: a filosofia do Turismo da Suíça
O sucesso do mercado brasileiro está alinhado à filosofia global “Travel Better” do Turismo da Suíça, em português “Viajar Melhor”. Trata-se da “visão futura” do Turismo da Suíça e não tem como objetivo central aumentar a frequência de visitantes ano após ano, mas sim atrair os hóspedes certos, aos lugares certos, no momento certo. A nova filosofia atua em cinco áreas-chave: a promoção do turismo de quatro estações, a orientação dos fluxos turísticos, a extensão da duração das estadias, a promoção do turismo sustentável com o programa “Swisstainable” – este contando com mais de 2’800 parceiros dentro da indústria do turismo na Suíça (destinos, hotéis, transportes, entre outros), e o fortalecimento da aceitação do turismo pela população.
Em um curta-metragem bem-humorado e inspirador, filmado em meio à deslumbrante paisagem do Lago Lucerna, a lenda do tênis Roger Federer encontra a estrela de Hollywood Halle Berry enquanto viaja por algumas das rotas de transporte público mais icônicas do país. A campanha lançada em setembro reforça ainda mais o apelo do outono. As estatísticas hoteleiras suíças confirmam que o outono está se tornando uma temporada cada vez mais importante para o turismo na Suíça, graças ao seu clima ameno e paisagens vibrantes. Entre setembro e novembro, as pernoites em hotéis cresceram 10,3% nos últimos cinco anos (2019–2024) – uma taxa de crescimento superior à média do período para todos os meses (+7,1%).
Todas as regiões da Suíça se beneficiaram desse crescimento, especialmente as áreas de montanha, com aumentos de 8,2% em Graubünden (+66.729) e 8,5% no Valais (+60.762).
Os viajantes suíços continuam sendo a força motriz, com aumento de 17% em pernoites ao longo de cinco anos (+707.970). No entanto, os visitantes internacionais também contribuíram para a tendência – as pernoites de estrangeiros cresceram 4,3%, sendo 4% especificamente entre os hóspedes vindos da zona do euro. O crescimento mais significativo veio dos visitantes dos Estados Unidos, com alta de 34,8% (+213.005 pernoites).