Clima ensolarado, praias de areias brancas, águas quentes do Golfo do México, resorts de alto nível e um centro histórico charmoso com boas opções de compras, bares e restaurantes. Essa combinação faz muito sucesso em Fort Myers, um dos principais destinos da costa sudoeste da Flórida, a 36 km ao sul de Punta Gorda.
A cidade, com cerca de 90 mil habitantes, ganhou fama a partir do final do século 19, quando Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, e Henry Ford, o criador da Ford Motors, ergueram belas casas em Fort Myers para passar longas temporadas. A presença das celebridades despertou a curiosidade do país e mudou os rumos da cidade, que ganhou um status de lugar de gente bacana. Hoje, palmeiras se alinham pelas calçadas por quilômetros e dão a Fort Myers seu apelido: Cidade das Palmeiras.
Além das árvores, as avenidas do centro de Fort Myers’ River District, às margens do Rio Caloosahatchee, são realçadas por murais coloridos e esculturas artísticas, e pontilhadas por bistrôs, cafés, galerias, museus e teatros.
Fort Myers tem várias praias encantadoras. A Fort Myers Beach, a praia principal da cidade, tem cerca de 11 km de areia branca e águas calmas, ideal para famílias e esportes aquáticos. É o endereço dos grandes resorts: o Margaritaville Fort Myers, o DiamondHead Beach e o Pink Shell Beach. O trecho preferido dos turistas é junto ao Cais dos Pescadores, onde é lindo contemplar o pôr do sol, e na Times Square, uma praça à beira-mar que oferece várias opções de bares e lojas.
Longe do burburinho, no extremo norte de Fort Myers Beach, a vibe é totalmente diferente. Neste trecho está o Bowditch Point Park, um parque que oferece uma experiência mais tranquila, áreas para piquenique e praias menos movimentadas. Já quem curte natureza e cenários intocados se apaixona por Lovers Key State Park, um parque natural com lagoas, manguezais e uma extensa praia selvagem acessada por trilhas. Localizado no sul de Fort Myers, o parque está a 30 km do centro da cidade. É um lugar para caminhadas, passeios de caiaques e observação de golfinhos.
Atividades de ecoturismo também acontecem no Manatee Park, onde os visitantes podem observar os peixes-bois em seu habitat natural; e no Six Mile Cypress Slough Preserve, com passarelas de madeira para caminhar sobre um pântano repleto de vida selvagem, incluindo aves, jacarés e tartarugas.
Outra vantagem de Fort Myers é que você não precisa ficar restrito à cidade, mas a utiliza como base para explorar as belezas que existem nos arredores, com destaque especial às ilhas da região. Duas delas, Sanibel e Captiva, são ilhas-barreira e ficam coladas ao continente.
Dá para chegar de carro pois são interligadas por pontes. Ambos reúnem lindas praias e vasto cardápio de passeios de ecoturismo. Em Sanibel, vale a pena conhecer a Lighthouse Beach, de mar azul-Caribe e areias brancas cheias de conchas. Já em Captiva Island, o grande barato são os passeios de lancha para ver golfinhos. Mais informações em www.visitflorida.com.