Durante anos, Lovers Key era acessível apenas por barco e dizia-se que apenas os amantes viajavam para a ilha para aproveitar sua praia remota e solitária. Hoje, a ilha, que é uma das quatro que compõem o Parque Estadual Lovers Key, é um dos principais lugares para quem curte natureza e praias selvagens no litoral de Fort Myers, na costa sudoeste da Flórida. Com uma praia de areias brancas com mais de 3 km de extensão, que foi listada pelo Travel Channel entre as 10 melhores praias da Flórida, e um emaranhado de lagoas que contornam florestas de manguezais, o parque é um refúgio para a vida selvagem. Suas águas abrigam peixes-bois, golfinhos-nariz-de-garrafa, colhereiros-rosados, coelhos-do-pântano e mais de 40 espécies de pássaros. Para os turistas é um lugar popular para curtir a natureza, nadar, passear de caiaque, fazer piqueniques, caminhar e andar de bicicleta.
O parque, que tem acesso de carro por uma estrada construída em 1965, fica a 33 km, ou cerca de 50 minutos, do centro de Fort Myers. Quem faz esse percurso deixa para trás o agito da cidade para chegar a um cenário natural preservado com praias selvagens e muita paz. O visitante pode alugar cadeiras de praia e guarda-sóis para relaxar de frente para o mar do Golfo do México, ou alugar um caiaque, canoa ou prancha de remo para explorar as lagoas do estuário. Nesses passeios, é bem comum avistar golfinhos brincando e caçando peixes. A pesca também é permitida e os visitantes podem lançar suas linhas para pescar trutas, robalos, tainhas e tarpões
Além da praia de Lovers Key, o parque tem 8 km de trilhas para caminhadas e ciclismo, incluindo a Black Island Trail, que corta paisagens isoladas do estuário e permite uma excelente observação da vida selvagem. Muitas espécies de garças pescam pela área, jacarés tomam sol na beira das lagoas, águias-pescadoras voam alto em busca de presas e tartarugas são vistas mastigando a vegetação que cresce ao longo das bordas da trilha.
O Lovers Key State Park tem um centro de visitantes, o Discovery Center, que abriga uma exposição sobre as ilhas-barreira da Flórida, seus ecossistemas e vida selvagem. Inclui um mapa interativo do parque e uma loja de presentes que celebra a arte dos artistas locais e está repleta de livros, arte de parede, joias artesanais e cerâmicas. O parque também conta com dois playgrounds, banheiros, um mirante e várias áreas de piquenique.
Os visitantes pagam a taxa de entrada na guarita e seguem para o estacionamento. A taxa de admissão do parque varia entre US$ 2 e US$ 10, dependendo do número de ocupantes e do meio de transporte. Cães são permitidos no parque, mas não na praia para evitar perturbar a vida selvagem. Os visitantes também podem aproveitar Lovers Key da água em passeios de barco oferecidos por agências de turismo de Fort Myers.