Guia Orla Rio: 10 quiosques para curtir nas praias do Rio Janeiro

Em 1990, a Prefeitura do Rio de Janeiro criou o projeto Rio Orla, para substituir os trailers e carrocinhas pelo modelo de quiosques. Nesse tempo, 309 quiosques e também de 27 postos de salvamento da orla carioca foram reformados. O projeto envolveu cerca de R$ 141 milhões em obras. Os novos quiosques proporcionam uma experiência mais sofisticada e confortável de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia. Todos os quiosques ganharam cozinha, banheiro e depósito em um andar subterrâneo. Mas alguns ganharam particularidades conforme a localidade. Nas praias da zona sul, por exemplo, a Concessionária Orla Rio buscou inspiração nos parques da Disney. Resultado: ficou muito mais divertido e saboroso curtir as praias cariocas. Conheça alguns dos quiosques das praias cariocas que você dever conhecer em sua próxima visita à Cidade Maravilhosa.

 Coisa de Carioca  

O Coisa de Carioca é um quiosque-conceito no coração da Praia de Copacabana, com uma proposta de receber turistas e moradores da cidade com o melhor do estilo de vida do carioca. Tem ambiente aconchegante, comidas deliciosas, música animada e, claro, fica pé na areia. 

O quiosque, localizado no Posto 4, tem no cardápio quitutes  batizados com gírias populares cariocas, como o petisco Tirando Onda, que são anéis de Lula à dorê servidos com molho rosé da casa. Bem como o Já É, que são espetinhos de carne, frango ou misto, servidos com farofinha de bacon e molho vinagrete da casa, e o Mermão, uma porção de frango a passarinho servidos com alho torrado e salsinha. 

O Coisa de Carioca fica na Praia de Copacabana – Foto: Divulgação

Em contrapartida, nem só de petiscos vive o carioca. Pratos como o Show de Bola, um filé-mignon aperitivo acebolado servido com aipim crocante na manteiga de garrafa e queijo derretido, também fazem sucesso no local. Assim como os camarões servidos ao molho da casa com espaguete de chuchu salteado na manteiga de ervas e as saladas como a Tranquilão, que é composta por tirinhas de frango, alface crespa, rúcula, cenoura ralada e crispy de bacon servida com mostarda e mel. 

O quiosque oferece um espaço para que os visitantes se sintam em casa, com espreguiçadeiras, cadeiras maiores e mais confortáveis diante do cartão postal mais lindo do mundo servindo de cenário. 

Endereço: Av. Atlântica, na altura da Rua Constante Ramos – Posto 4, Copacabana 

Tia Augusta  

Na Praia da Barraca da Tijuca, o Tia Augusta serve um famoso hot dog na chapa – Foto: Divulgação

Há mais de 60 anos, um pequeno negócio nascia na Barra da Tijuca sob o vigor da portuguesa Maria Augusta Ferreira que, naqueles tempos, nem podia imaginar a proporção que os seus lanches teriam. A história do Tia Augusta é intimamente ligada à da orla, como um todo, afinal é o quiosque 01, em geografia e em antiguidade. Foi um dos primeiros a chegar na então deserta Praia da Barra, quando a ideia de quiosque ainda nem existia.  

Motivada pela necessidade de sustentar dois filhos pequenos, Maria Augusta vendia churrasquinhos e salsichão na beira da praia em uma tenda improvisada. Em uma operação da Prefeitura para ordenar o comércio, ela ficou proibida de vender os espetinhos na brasa e passou a oferecer cachorros-quentes em um tabuleiro de feira até poder comprar uma carrocinha, que logo virou um pequeno trailer improvisado. Foi um caminho longo e árduo até estruturar o primeiro trailer articulado, que depois deu lugar ao primeiro modelo quiosque e permanece até hoje como patrimônio da cidade, tombado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. 

A “Tia Augusta” faleceu alguns após a conquista do quiosque e o negócio passou a ser administrado pela sua filha Maria Fernanda, junto com o irmão e o marido. Próximo ao píer do quebra-mar há um busto em homenagem à história de superação e luta da mulher que sozinha construiu um legado. E a receita que consagrou o quiosque é a mesma até hoje: molho de pimentões, tomates e cebolas, com maionese, queijo ralado e batata palha por cima. 

Além do cachorro-quente tradicional, o quiosque tem quase cinquenta tipos de sanduíches diferentes, como os x-dogs, uma espécie de cachorro-quente na chapa com ingredientes como mussarela, calabresa e bacon, além da salsicha.  

Endereço: Av. do Pepê, 01 – Barra da Tijuca  

Pescato 

Os pratos de frutos do mar são estrelas do cardápio do Pescato, na Barra da Tijuca – Foto: Divulgação

O Pescato é referência em alta gastronomia e requinte. Seja pela simplicidade no atendimento do seu Hamilton, proprietário e idealizador do cardápio, ou pelo ambiente agradável à beira mar. Há três anos no posto 5 da Barra da Tijuca, o quiosque é o único com indicação Michelin, guia que é considerado a bíblia da gastronomia que qualifica restaurantes ao redor do mundo. Além disso, o quiosque tem certificação de excelência do TripAdvisor e foi premiado em 2020 com Traveller’s Choice, homenagem concedida aos estabelecimentos baseada nas avaliações dos viajantes na plataforma.  

O quiosque é um restaurante na praia, especializado em refeições e com pratos pensados para consumidores mais exigentes, que buscam algo além do trivial. O carro-chefe são os frutos do mar, que são selecionados e de alta qualidade, o que garante o sucesso das receitas. As criações do cardápio são fruto da criatividade e do talento de Hamilton, que desde muito cedo descobriu um talento nato para a gastronomia. Entre os destaques estão a moqueca, o camarão na tapioca e o Don Amilton, prato autoral composto de filé de cherne grelhado com molho de champignon e alcaparras, batata souté e arroz de brócolis.  

A carta de bebidas do quiosque completa a experiência. Com vinhos e espumantes de diversos tipos, nacionalidades e sabores. O quiosque tem opções que harmonizam com os pratos e adega onde os vinhos são conservados na temperatura ideal para o consumo.  

Endereço:  Avenida Lucio Costa (em frente à Avenida Projetada B), Atlântico Sul, Barra da Tijuca 

Bossa Nove 

Para um chope gelado em uma caipirinha na Praia de Ipanema – Foto Divulgação

O Bossa Nove nasceu para cantar e encantar todas as pessoas que passam pela orla de Ipanema. O quiosque tem vista privilegiada do Morro Dois Irmãos, e fica entre o posto 9 e o posto 10, em frente a charmosa Rua Garcia D’ávila. Além de açaí, água de coco fresca e porções para petiscar, o Bossa Nove prepara deliciosas caipirinhas com frutas da época, oferece variadas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e o chopp mais gelado da orla, que nunca falta. Surpreendendo no pôr do sol cheio de gingado e melodia, o quiosque é o convite que faltava para descomplicar e brindar a vida.

Endereço: Entre o Posto 9 e o Posto 10, em frente à Rua Garcia D’ávila, Ipanema 

Manta Beach Club  

Alta gastronomia e bons drinques na Praia do Recreio dos Bandeirantes – Foto: Divulgação

Inaugurado em setembro de 2019, o quiosque Manta Beach Club fica na Praia do Recreio dos Bandeirantes, entre o posto nove e a praia da reserva. Ele oferece uma alta gastronomia e um espaço bem amplo para o cliente curtir o que a casa tem de melhor em uma vista à beira-mar.  

A gastronomia do Manta é especialmente voltada para frutos do mar, mas também oferece outros tipos de comidas e petiscos, com consultoria do chef Leonardo Maciel; além de ser referência de drinks variados e saborosos, criados por um mixologista. Nos destaques, está o prato Mix de Frutos do Mar, e, na parte das bebidas, o drinques Lichia Tônica.  

Uma das opções do cardápio é o Camarão Al Negro, feito com camarões grelhados ao perfume de limão siciliano com mousseline de batata baroa e acompanhado de arroz negro; e, na parte das bebidas, tem a régua de mini drinks, cada um de uma cor e sabor.  

O espaço é ideal para marcar um happy hour com os amigos e provar os diferentes drinks da casa, e também oferece opções de entretenimento, como música no ambiente para curtir sozinho, com os amigos ou a família.  

Endereço:  Av. Lucio Costa, 0 Quiosque 89 A 89 B – Recreio dos Bandeirantes

Mureta do Leme 

No final da Praia do Leme, o Mureta é um camarote para o pôr do sol – Foto: Divulgação

O Mureta do Leme é praticamente um camarote com vista ampla de toda orla de Copacabana, uma das mais famosas do mundo e para o espetáculo de luzes a cada pôr do sol. Localizado no final da praia do Leme, no início do emblemático Caminho dos Pescadores, o quiosque une conforto, gastronomia e o clima típico da boemia carioca, sendo um dos points da zona sul. O Mureta tem um cardápio diversificado, com destaque para os drinks, sendo alguns autorais, os petiscos e o menu executivo servido durante a semana.  

Com mesas de madeira em ambiente totalmente coberto, guarda-sóis e decoração rústica, o Mureta do Leme é reconhecido pelo seu excelente atendimento, alta gastronomia e drinques feitos especialmente para atender o gosto de todos os clientes. A brisa do mar por ali é constante, o que torna o local fresquinho e aconchegante, mesmo em dias de forte calor na cidade. Versátil, o quiosque pode ser uma excelente opção para aproveitar um happy hour na praia, mas também para descansar e degustar um almoço em família, com pratos completos. 

Entre os destaques do cardápio estão o Risoto de Camarão, cremoso, tempero no ponto certo e muito camarão; o Tornedor de Filé Mignon ao Molho Madeira servido com arroz de brócolis; a Picanha na Chapa, com arroz, feijão, farofa e molho, e a suculenta Costelinha ao Barbecue acompanhada de onion rings.  As entradinhas e petiscos são um show à parte, com opções para todos os gostos como pastéis, batata frita com queijo e bacon, filé aperitivo e porções de frutos do mar empanados.  

Os drinques, além de refrescantes e bonitos – daqueles que não dá para beber sem antes tirar uma foto, são super diferentes a começar pelos nomes. Praia Vermelha, Ipanema, Arpoador e Barra são alguns dos criativos do cardápio. O nome de praias não é mera coincidência, as bebidas são inspiradas nas particularidades e belezas de cada uma. O Caipilé, que une o sabor clássico da caipirinha com um picolé em uma apresentação autêntica, também está entre os queridinhos do quiosque.  

Endereço: Pedra do Leme, Praia do Leme

La Carioca

Ceviches deliciosos na Praia do Leblon – Foto: Divulgação

Além das unidades no Jardim Botânico (2011) e em Ipanema (2013) o La Carioca Cevicheria também chegou à orla carioca em 2019. Localizado na Praia do Leblon, colado no posto 11, o quiosque oferece seu cardápio completo, incluindo os famosos ceviches, além de tiraditos, pokes, pratos quentes e carta de drinques com pisco.  

O quiosque La Carioca aposta em uma comida peruana adaptada à carioca
e brinca com as possibilidades de marinados, pimentas e frutos do mar. Como, por exemplo, os ceviches. São várias opções para escolher, com salmão, peixe branco, atum, receita clássica ou versões adaptadas com coco e abacate. Os ceviches acompanham ainda chips de batata e há como turbinar o prato combinando com outras delícias do quiosque, que também proporciona um ambiente à beira-mar tranquilo e acolhedor.  


Endereços: Av. Delfim Moreira, 117 – Leblon, Posto 11 

Bells 

O Bells serve café da manhã e ótimo pastel de camarão – Foto: Divulgação

Moradores do Recreio há 25 anos, os sócios Beto e Bebé sempre frequentaram os quiosques da região. Desde muito cedo, entenderam que abrir um estabelecimento na praia poderia ser uma excelente oportunidade de tirar o sonho do negócio próprio do papel em um ambiente de muita identificação pessoal. 

Inaugurado no final de 2020, o quiosque se destaca pela modernidade e o excelente atendimento. Não é à toa que o Bells já se tornou um point na tradicional orla do Recreio.  

O menu do quiosque coleciona opções saborosas de alta qualidade à beira-mar, como os petiscos praianos, as comidinhas naturebas e os drinques autorais. Entre os destaques estão a sardinha empanada em farinha panko e os deliciosos pastéis de camarão. Um dos grandes diferenciais é o serviço de café da manhã oferecido no quiosque, com itens como café, chocolate, pão na chapa, misto-quente, ovos mexidos, geleia, entre outras opções para começar bem o dia no nosso cenário preferido. Além da comida excelente, o quiosque também oferece aulas de yoga, futevôlei e funcional e promove eventos com música ao vivo. 

Endereço: Avenida Lucio Costa – em frente à Rua Raul Amaro Nim Ferreira, Recreio, Posto 9 

Praia Garden Beach Bar 

Culinária árabe e clima de bech club de Dubai, na Barra da Tijuca – Fotos: Divulgação

O árabe Mustafa Youssef sempre foi apaixonado pelo Brasil, mais especificamente pelo Rio de Janeiro, onde aprendeu a amar as belezas naturais e o jeito de ser do carioca nas diversas vezes em que esteve por aqui de férias. Mustafa morou 10 anos no Canadá antes de decidir vir morar no Brasil e construir o sonho da sua vida de frente para o mar. 

Com uma decoração bem clean e um ambiente muito agradável, o quiosque é inspirado nos beach clubs verdes de Dubai. O estabelecimento é o único especializado exclusivamente na gastronomia mediterrânea e árabe e a proposta é trazer mais dessa rica culinária para a orla da Barra. A casa possui um cardápio muito variado, são diversas opções de petiscos, pratos principais, drinques, cervejas e muito mais. A nossa sugestão é a esfiha e o kibe que são a especialidade da casa e combinam muito bem com os drinks tradicionais. 

O quiosque oferece também um Shisha Lounge, que consiste no aluguel de Narguiles para uso interno, costume muito comum em países árabes e que é uma das propostas interessantes oferecidas pelo estabelecimento. E vale destacar que o espaço é Pet Friendly. 

Endereço: Av. Lucio Costa, 3460, Barra da Tijuca, próximo ao Posto 4 

Alalaô Kiosk 

O Alalaô tem arquitetura criativa e dá toque futurista à orla de Ipanema – Foto: Divulgação

O Alalaô Kiosk! é o primeiro quiosque da orla carioca voltado à arte e sustentabilidade. Transformador e transformável, são 4 metros quadrados que se desdobram em galeria de arte a céu aberto, mini palco, web estúdio, centro cultural e bar. A operação conceitual é inspirada em um canivete suíço e um origami japonês e está concorrendo ao prêmio da Future Architecture, plataforma que auxilia as obras de arquitetura que mais fazem diferença no dia a dia das maiores cidades do mundo. Além disso, o quiosque levará arte e projetos socioambientais contemporâneos para o cotidiano praiano. Exposições, shows, palestras, diversas atividades com foco em sustentabilidade e inovação ao ar livre.  

O Alalaô escolheu o Arpoador como base de ações, sobretudo por abranger um público amplo e diversificado, de diferentes origens e classes sociais, ponto de convergência social e geográfico. Se você quer um local rico culturalmente, com ótimos drinques e opções de entretenimento, certamente o Alalaô é o lugar certo. 

Endereço: Avenida Vieira Souto, em frente ao Colégio São Paulo, Ipanema, Posto 8