
Punta Gorda é um dos principais destinos no litoral sudoeste da Flórida. A cidade, a 300 km de Miami, está às margens do Peace River, no ponto onde o rio derrama suas águas em uma imensa baía, na realidade, um estuário, o Charlotte Harbor, o segundo maior da Flórida.

Essa grande reentrância de água, habitada por golfinhos e peixes-boi, soma centenas de quilômetros de costa, que permanece preservada em sua grande maioria e com muita vida marinha.

Os passeios de lancha são a atividade preferida dos visitantes e inúmeras marinas alugam as embarcações, com ou sem o piloto. Conhecer as praias e ilhas selvagens de Charlotte Harbor e assistir ao pôr do sol dourado no meio da baía são experiências inesquecíveis, principalmente para quem pensa que a Flórida é só feita de Miami e Orlando.

Além de garantir uma navegação confortável, as águas calmas e abrigadas da baía fazem de Punta Gorda um lugar ideal para os esportes náuticos: canoagem, caiaque e stand up paddle são as atividades mais procuradas. Quem não tem equipamento próprio pode alugar com as agências de turismo locais, que também organizam tours guiados, mais práticos para quem viaja pela primeira vez.

A cidade, por sua vez, é tranquila e bastante amigável, fácil de ser explorada a pé ou de bicicleta. Oferece confortos modernos, excelentes hotéis e restaurantes, mas com apenas 20 mil habitantes preserva a atmosfera de cidade pequena. Nada parece abalar a paz de Punta Gorda, nem mesmo a alta temporada, entre fevereiro e dezembro, quando as famílias americanas chegam de todos os cantos fugindo do frio de outras partes do país.

Não à toa, a cidade foi escolhida o melhor lugar dos Estados Unidos para se aposentar, segundo uma reportagem publicada da revista Money. Muitas das mansões à beira d’água pertencem aos aposentados, que curtem essa fase da vida em Punta Gorda com muito estilo.

Realmente é fácil encontrar casais de terceira idade caminhando pelas ruas do centro – que, aliás, são lindamente decoradas com palmeiras imperiais – ou contemplando a paisagem no calçadão ajardinado que acompanha o Peace River. É o chamado Harborwalk, com 4 km de extensão, cujos piers debruçados sobre as águas oferecem um belo panorama da baía. Se caminhar por ali, o que é altamente recomendável, vai encontrar outra figurinha fácil de Punta Gorda: os pescadores, que chegam atraídos pelos robalos, garoupas e cobias. O destino é um dos mais conhecidos dos Estados Unidos para a pesca esportiva.

Os pescadores também frequentam a praia mais próxima do centro da cidade, que fica no Parque Ponce de Leon, onde há um píer para pesca, além de uma passarela de madeira para contemplação erguida sobre uma área de mangue, playground e um pavilhão para piquenique. É um lugar bem popular para assistir ao pôr do sol em Punta Gorda.
Embora Punta Gorda não tenha praia na área central da cidade, não faltam “bares de praia”, lá chamados de tiki bares. Funciona como bares de praia convencionais, com quiosques, mesas ao ar livre sobre piso de areia e vistas para as águas da Charlotte Harbor. O mais visitado é o The Tiki Bar, que lota no final da tarde já que oferece uma bela vista para o pôr do sol.

