As melhores praias de Prado

Prado reúne as melhores praias do trecho do litoral baiano conhecido como Costa da Baleias. Cumuruxatiba e Corumbau são as mais famosas delas. Além disso, muita gente que vai a Abrolhos opta em hospedar-se em Prado, que fica a 50 km de Caravelas, de onde saem os barcos que vão fazer o passeio para o arquipélago de Abrolhos.

Alugar um carro é fundamental para conhecer as melhores praias de Prado, pois não existe transporte público ou passeios que levam a elas. A partir do centro da cidade, uma estrada de terra de 32 km segue até Cumuruxatiba passando por uma sequência espetacular de praias desertas, cercadas por altas falésias avermelhadas.

Há diversos pontos para estacionar o carro e curtir o visual, com destaque para as praias do Tororão e Japara Grande, que oferecem barracas para beber e petiscar. O mar neste trecho já não sofre mais com os sedimentos do estuário do rio Caravelas e o mar é muito mais fotogênico, principalmente no verão, quando a água ganha cores azuis saturadas.

as melhores praias de prado

Vista aérea do centro de Prado e da Igreja de Nossa Senhora da Purificação

as melhores praias de prado

Praia da Viçosa, a 30 km de Prado, no caminho para Cumuruxatiba

Cumuruxatiba

Cumuruxatiba, ou apenas Cumuru, é um distrito de Prado, um vilarejo sossegado à beira-mar que reúne boas pousadas e uma sequência de paias de águas mansas e rasinhas. A maior atração é a Praia da Barra do Cahy, que ganhou um marco por ser o local onde a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez e foi descrita na carta de Pero Vaz de Caminha como o local do primeiro contato dos portugueses com os índios.

as melhores praias de prado

A Praia de Cumuruxatiba, descanso total para desacelerar a mente o espírito

as melhores praias de prado

Corumbau

A praia do Corumbau, por sua vez, é uma das mais isoladas da Bahia. Fica no extremo norte do litoral de Prado, na divisa com Caraíva, ao final de uma estrada de terra miserável de 56 km, que atravessa fazendas intermináveis e plantações de eucalipto. De carro, desde Prado, são três horas para chegar por conta da buraqueira da estrada.

Também é possível ir desde Cumuruxatiba, em um passeio de barco que permite o vislumbre do Monte Pascoal, do mesmo ângulo visto pela esquadra de Cabral.

Por causa desse isolamento, Corumbau recebe poucos visitantes. Sorte de quem se arrisca a ir até lá e pode desfrutar de uma longa enseada azul de águas mansas, cercadas por um vasto coqueiral e com uma curiosa língua de areia que avança mar adentro por quase um quilômetro, feito uma passarela em direção ao alto-mar, que é chamada de Ponta do Corumbau. Tecnicamente, é uma crôa. No final da praia, há um riozinho manso de águas cor de coca-cola, com manguezais às margens, separando-a da vizinha praia de Caraíva (já dentro do município de Porto Seguro).

Junte a esse cenário a tranquilidade e o silêncio de um vilarejo de pescadores, onde o tempo passa devagar e as horas são contadas não pelo relógio mas pelo movimento das marés.

A Rua das Garrafas

É fato que em termos de estrutura hoteleira Prado ainda tem muito a evoluir. Apenas duas ruas do centro histórico lhe dão uma “cara turística”, com casas coloniais bem conservadas e fiação elétrica subterrânea. Na Rua das Garrafas estão restaurantes que colocam mesas na calçada, como o Banana da Terra (prove o camarão ao quatro queijos). Mas o movimento mesmo só na alta temporada de verão ou feriadões.

as melhores praias de prado

A Rua das Garrafas,  calçadão com bares e restaurantes no centro histórico

as melhores praias de prado

O Banana da Terra, na Rua das Garrafas: prove o camarão ao quatro queijos

 

Pousada Casa de Maria

A melhor dica para se hospedar na cidade é a Pousada Casa de Maria, que fica em um casarão simpático, decorado com obras de arte de artistas locais. Está em uma rua tranquila e arborizada, a apenas duas quadras da praia de Novo Prado.

A Pousada Casa de Maria tem 24 apartamentos, todos equipados com ar-condicionado, TV de LED, roupas de camas de algodão egípcio e travesseiros de pluma de ganso. O custo-benefício é quase imbatível. A pousada tem um jardim interno, onde está a piscina e, bem ao lado, o restaurante, onde é servido um café da manhã farto, com bolos e pães caseiros. Omeletes e tapiocas são preparadas na hora. A partir de R$ 200.

Piscina da Pousada Casa de Maria, ótima base para explorar o litoral de Prado

as melhores praias de prado

Compartilhe
error: Content is protected !!