Ar puro e boa mesa: 5 Pousadas de charme para relaxar em meio à Natureza

Algumas pousadas não se contentam em ser apenas o lugar onde você se hospeda, pretendem ser o lugar para onde você vai, o destino da viagem em si. É o caso, por exemplo, de certas pousadas que ficam isoladas em meio a natureza, seja na praia ou nas montanhas. Essas hospedagens são perfeitas para quem quer relaxar bastante e curte o ar puro das matas, mas sem abrir mão do conforto e da boa mesa. Se você se enquadra nesse perfil, vai gostar de conhecer essas cinco pousadas do Brasil que se diferenciam não apenas pela elegância de suas instalações mas também grandes cenários naturais que exibem em pleno quintal.

Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis (RJ)

Foto: Marcelo Isola/ Divulgação

O Hotel Rosa dos Ventos está encravado em uma linda região de montanhas em Teresópolis, a 100 km do Rio de Janeiro. A propriedade fica imersa na natureza da serra e conta com cerca de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Não bastasse a beleza do entorno, a arquitetura é encantadora, toda em estilo alpino, que remete à herança cultural dos imigrantes suíços que chegaram à região no início do século 19. No total, são 40 apartamentos e suítes com vistas para o vale, o lago e os jardins. A ideia é proporcionar conforto e tranquilidade tanto para casais que buscam um refúgio romântico nas montanhas quanto para famílias inteiras. Cama king size, lareira, banheira de hidromassagem e aparelho de DVD são alguns dos mimos encontrados nas habitações.


O Rosa do Ventos, porém, não oferece apenas sofisticação. A proposta ali é fazer o visitante se sentir em casa. Na estação de tangerinas ponkan, por exemplo, os hóspedes são convidados a colher as frutas no pé. Também podem catar pinhão para assar e comer junto à lareira no inverno. São experiências assim, de contato direto com a natureza, que fazem do hotel um lugar perfeito para aliviar qualquer tipo de estresse.


Até as refeições são momentos valiosos para desacelerar a mente. As cozinhas dos três restaurantes são adeptas do slow food, movimento que preconiza o comer consciente, de maneira prazerosa e com qualidade. O Zermatt oferece um mix de culinária europeia e especialidades brasileiras; o Stube serve fondues de queijo e chocolate; e a Adega é o local perfeito para degustar queijos, vinhos, raclettes e a famosa sopa de cebola.


Os três restaurantes oferecem uma boa variedade de opções, tendo em comum o uso de ingredientes frescos. Os legumes e verduras, por exemplo, são colhidos pela manhã, na horta orgânica do hotel, para serem servidos no almoço. Queijos, cogumelos, trutas, frangos… tudo vem de produtores da região. Por isso, os cardápios não são extensos e podem variar conforme a estação do ano. E o menu muda todos os dias. Mas nunca faltam receitas de família, especialmente da avó da diretora do hotel, como a canja, os doces em compotas e um delicioso patê de fígado de galinha caipira – espécie de foie gras da serra.


Para curtir a natureza que cerca o Rosa dos Ventos – já que o hotel está junto ao Parque Estadual dos Três Picos e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos –, vale caminhar pelas trilhas da propriedade em meio à Mata Atlântica. Há cerca de 10 km delas, todas sinalizadas, e o hóspede recebe o Guia Flora e Fauna do Hotel Rosa dos Ventos, com informações e fotos das espécies mais encontradas. Também dá para fazer cavalgadas, passeios de bike, jogar tênis ou arriscar uma partida de futebol. Para quem prefere atividades aquáticas, há um lago de montanha ideal para praticar caiaque e pesca esportiva. Mas se você quiser apenas relaxar, aposte nas massagens do spa, na jacuzzi externa com hidromassagem ou em um mergulho nas duas piscinas climatizadas com energia solar.

Endereço: Km 22 da Estrada Teresópolis – Nova Friburgo (RJ-130), em Teresópolis (RJ).

Consulte Valores de Diárias

Paraíso Eco Lodge – Ribeirão Grande (SP)

Foto: Marcelo Isola/ Divulgação

Pode acreditar: o “paraíso” fica a apenas 270 km de São Paulo. Pelo menos, para quem se hospeda nessa pousada ecológica situada em uma área de 17 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica, no sofisticado Bairro Boa Vista, em Ribeirão Grande (SP). O Paraíso Eco Lodge oferece instalações requintadas, cercadas pela natureza preservada. O lugar é perfeito para se desconectar dos aplicativos e preocupações e curtir a natureza em passeios ao ar livre, caminhar por trilhas rumo a cachoeiras e cavernas, pescar ou apenas descansar.


Não bastasse todo esse “quintal” de atrações da natureza, a infraestrutura de lazer do eco lodge oferece ao hóspede outras opções, como academia, lounge pub, salão de jogos, centro de convenções, lago para pesca esportiva, restaurante e até um museu de arte primitiva.


As acomodações, por sua vez, primam pelo bom gosto, com banheiras de hidromassagem, lareira ecológica e outras comodidades que variam conforme a categoria. As Cabanas África, por exemplo, são ideais para casais e pequenas famílias. Todas elas tiveram seus desenho tirado do Nautilus – um caramujo, de formato espiral, estudado pelo matemático Leonardo Fibonatti para chegar à razão conhecida como Número de Ouro. Verificou-se que qualquer construção que adota as proporções da Sequência de Fibonatti é comprovadamente mais aconchegante. E os ambientes ainda são decorados com paisagens do Serengueti, na África, reproduzidas por artistas locais, com direito a uma bela varanda com rede para descanso e observação de pássaros.


Já os Bangalôs Ásia são exclusivos para casais. Todos têm um deque que se estende pela margem de um romântico lago com peixes e lindas esculturas asiáticas incrustadas na floresta. Mas cada bangalô possui seu charme próprio. O Bali, de 80 m², tem peças da Indonésia e o som das águas que caem de uma pequena cachoeira, enquanto o Japão apresenta a cama rodeada por futons e tatames confeccionados com palha de arroz trançada, exalando um perfume muito agradável. E o Índia, de 100 m², faz o hóspede se sentir convidado de um sultão, com hidromassagem dupla voltada para a floresta e decoração mística. Dá até para pedir o café da manhã na cama ou um jantar a dois regado a espumante. Outros bangalôs fazem referência à China e à Tailândia.


Por fim, há os Chalés América, indicados para famílias ou amigos inseparáveis. O maior deles é o Sierra Madre, de 150 m², que abrange três suítes, uma ampla sala com lareira ecológica e uma enorme varanda.
Dá vontade de passar o dia inteiro ali, só curtindo a vista e o conforto. Mas há muito que fazer do lado de fora. Especialmente nos passeios guiados por monitores que conhecem a região e cuidam com carinho da preservação de todo esse tesouro natural. São eles que conduzem a recantos especiais, como a Gruta do Dragão, o Pico do Gavião, o sítio arqueológico no fim da Trilha dos Encantados, a Caverna do Guardião e as cachoeiras dos Anjos, dos Desejos e dos Colibris. Lugares tão encantadores que fazem jus ao nome da pousada.

Endereço: Estrada Intervales, 18,5 Km, Bairro Boa Vista, Ribeirão Grande (SP).

Consulte Valores de Diárias

Pousada Mangabeiras – Ilha de Boipeba (BA)

Foto: Divulgação

Também chamada de Polinésia Baiana, a Costa do Dendê guarda surpresas maravilhosas. Uma delas é a Praia Boca da Barra, onde o Rio do Inferno entrega suas águas ao Oceano Atlântico. É nesse cenário belíssimo que fica a Pousada Mangabeiras, uma das hospedagens mais charmosas do sul da Bahia.


Escondida em uma faixa de mata nativa cortada por rios intocados, a propriedade, de 48 mil metros quadrados, abriga diversas espécies de plantas, como dendezeiros, coqueiros, cajazeiras, cajueiros, bromélias, samambaias, orquídeas e, claro, inúmeras mangabeiras.


Para se harmonizar à natureza, o projeto mescla conforto com a rusticidade cativante dos destinos baianos. As acomodações são espaçosas e dividem-se em três categorias. A Guest House é uma ampla casa, com decoração contemporânea e descontraída, que oferece cozinha completa, sala de estar, sala de TV, varanda com rede, deques de madeira com espreguiçadeiras e uma excelente vista da praia. Perfeita para famílias, essa habitação reúne três suítes com cama king size e dossel com mosquiteiro. O Bangalô Especial, por sua vez, é amplo, charmoso e com linda vista do mar de Boipeba. E o Bangalô Master é indicado para casais em lua de mel, pois conta com banheira de hidromassagem e é considerado a acomodação mais aconchegante e requintada da pousada.


O restaurante, por sua vez, serve desde pratos da cozinha internacional – como o delicioso polvo picante com purê de maçã – até opções vegetarianas. Para quem prefere comer em total privacidade, também é oferecido serviço de room service. E na hora de relaxar, basta reservar uma massagem ou sessão de acupuntura.


Também é possível subir num mirante com vista 360° da Ilha de Boipeba, além de fazer trilhas, stand up paddle e caiaque pelo manguezal, passeios de barco e mergulhar nas piscinas naturais de Moreré. Se estiver entre junho e outubro, dá até para avistar baleias jubarte. E o atendimento é tão impecável que levou a pousada a integrar a lista dos 19 hotéis brasileiros favoritos da National Geographic Traveller Magazine.

Endereço: Rua da Praia, s/n, Ilha de Boipeba (BA).

Consulte Valores de Diárias

Pousada do Engenho – São Francisco de Paula (RS)

Foto: Marcelo Isola

A Pousada do Engenho é a escolha do coração de casais em lua de mel ou que buscam curtir experiências a dois na Serra Gaúcha. Instalada em São Francisco de Paula, uma encantadora cidade a meia hora de Gramado, a pousada atrai pelo bom gosto na decoração, pela privacidade e pelo clima de eterno romance. São 15 cabanas construídas em meio à mata nativa. Todas têm lareira, hidromassagem e ar-condicionado quente/frio. Um detalhe especial é o teto sobre a cama, que se abre para o casal poder observar as estrelas. E também são oferecidos mimos como incensários com aromas afrodisíacos, roupões, espuma de banho e, na varanda, cadeiras de balanço com mantinhas para que quem quiser curtir o friozinho da região. A cabana 15 ainda conta com sauna, jardim, solário e jacuzzi.


A gastronomia é um ponto forte. A Casa de Babette – aconchegante restaurante erguido sobre o jardim principal – prepara delícias inspiradas nas culinárias gaúcha, mineira, indiana, francesa e até tailandesa. Também é possível desfrutar o café da manhã, o almoço ou um jantar à luz de velas no próprio chalé.


A maior surpresa da pousada, no entanto, fica por conta da Casa da Árvore: uma simpática cabana construída sobre uma grande canela-preta, a 7 metros de altura. Ali, os hóspedes podem relaxar e apreciar o visual da natureza ao redor.


Já quem curte praticar atividades físicas vai encontrar diversas maneiras de colocar o corpo em atividade, seja na piscina externa, na academia de ginástica ou em passeios de bicicleta pelos arredores da pousada. E na hora de relaxar, o spa oferece diversas opções de massagem. Vale ressaltar que, desde janeiro de 2018, o empreendimento é completamente autossuficiente em energia elétrica devido à instalação de uma usina de energia solar própria.


Com tudo isso, é provável que você não tenha vontade de sair da pousada para nada, mas a Serra Gaúcha espera do lado de fora. O charme europeu de Gramado e Canela está bem próximo, assim como os fabulosos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e as trilhas do Parque das Oito Cachoeiras.

Endereço: Rua Odon Cavalcanti, 330, São Bernardo, São Francisco de Paula (RS).

Consulte Valores de Diárias

Pousada do Parque – Chapada dos Guimarães (MT)

Foto: Marcelo Isola

Localizada nas bordas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) e a 60 km de Cuiabá, a Pousada do Parque foi feita para os apaixonados por natureza. A reserva particular, de 500 hectares, abriga duas cachoeiras sazonais, que mostram sua beleza de dezembro a julho, além das principais nascentes do Rio Independência e de vários mirantes e trilhas ecológicas, onde é possível observar pinturas rupestres em formações rochosas com milhões de anos.  


Aos adeptos do birdwatching, uma excelente notícia: a região é frequentada por mais de 200 espécies de pássaros, muitas endêmicas da região, como o uirapuru-laranja e o sanhaço-de-fogo, além de alguns mamíferos, como lobetes e preás. E a preocupação com a natureza não se dá apenas em dizer que preservam a flora e a fauna – principalmente o ameaçado lobo-guará, mascote da pousada. O empreendimento também segue à risca os padrões de sustentabilidade da ONU (Organização das Nações Unidas).


Para sua construção, foram utilizadas madeiras de reuso e telhas feitas com caixas de leite recicladas, por exemplo. Também há uma estação de tratamento de efluentes e um projeto pioneiro de refrigeração e aquecimento dos apartamentos com o uso de energia solar, desenvolvido em parceria com entidades da Alemanha.


Intimista e aconchegante, a pousada tem apenas oito apartamentos, todos com cama queen size e decorados de maneira rústica, com peças produzidas por artesãos da região. Para que o hóspede vindo das grandes cidades consiga desacelerar o seu ritmo e se aproximar da natureza, os quartos não têm TV nem frigobar. Mas isso não significa que você ficará sem muito que fazer. Pelo contrário. A infraestrutura conta com piscina, sauna, varandas com rede, quiosques e lareira. Já o restaurante Teta da Loba – que oferece uma vista espetacular da região – dispõe de um menu à la carte repleto de delícias típicas da culinária cuiabana. Para fechar o dia de forma inesquecível, suba a Torre de Observação e contemple o pôr do sol. Sem dúvida, o melhor ponto para ver o astro-rei se despedir por trás da chapada.

Foto: Marcelo Isola

Endereço: Km 52 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Consulte Valores de Diárias

Compartilhe